Suco Ades Uva (soja + suco de uva)

 
Nota
C+
8/ 14


 


10
Publicado August 21, 2013 por

Recebemos a sugestão desse “suco” da leitora Sylvana!

Apresenta muito açúcar

O açúcar invertido está em terceiro lugar e depois em quinto e sexto lugares ainda apresenta açúcar refinado e maltodextrina, a qual também é um carboidrato de rápida absorção, ou seja também causa um aumento de glicose no sangue.

Sabe o que é açúcar invertido? É um xarope produzido industrialmente a partir do açúcar comum a fim de evitar que o açúcar se cristalize e fique com a consistência arenosa.

Já não bastasse o açúcar, possui adoçante

Não gostamos de ver adoçante para um produto destinado ao público infantil. Apesar de o uso da sucralose ser considerada segura por órgãos reguladores como Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) do Brasil, preferimos que crianças não consumam produtos com adoçante.

A sucralose é um adoçante artificial obtido através do açúcar, mas não é absorvido pelo nosso corpo portanto não contêm calorias.
A preocupação sobre adoçantes é em relação ao aumento do consumo. O Institute of Medicine, dos EUA, sugeriu o máximo de consumo desse tipo de adoçante como sendo 25% do total de energia por dia. Nos EUA, estimativas mostram que 1 a cada 4 crianças (com idade entre 9 a 18 anos) podem passar desse nível de consumo.*

Fonte: *Position of the American Dietetic Association: Use of Nutritive and Nonnutritive Sweeteners. Journal of the American Dietetic Association, v. 104, Issue 2, p. 255-275, 2004.

Muitos aditivos para o nosso gosto

Sabe o que é aditivo alimentar? É todo e qualquer ingrediente adicionado intencionalmente aos alimentos sem propósito de nutrir, com o objetivo de modificar as características físicas, químicas, biológicas ou sensoriais, durante a fabricação, processamento, preparação, tratamento, embalagem, acondicionamento, armazenagem, transporte ou manipulação de um alimento.*

Nesse caso, o produto apresenta estabilizantes, aromatizante, acidulante, corante, regulador de acidez e edulcorante (adoçante).

Fonte: *Portaria SVS/MS 540, de 27/10/97.

Cuidado com a procedência da soja!

Pelo que vimos nas fotos desse produto, não tem o selinho “T” de transgênico, mas também não se preocupa em dizer que não é feito de soja transgênica…. Então sempre fica a dúvida, pois sabemos que existem muitas monoculturas de soja transgência atualmente. A mais conhecida e plantada comercialmente é uma planta que recebeu, por meio de técnicas da biotecnologia, um gene de um outro organismo capaz de torná-la tolerante ao uso de um tipo de herbicida (glifosato) comumente utilizado pelos agricultores no controle de plantas daninhas e limpeza de áreas antes do plantio de uma cultura.*

O Ministério da Saúde aprovou o Decreto nº 4680/03 e a Portaria nº 2.658/2003 que determinaram a obrigatoriedade da rotulagem de produtos que contenham alimentos de origem transgênica em sua composição, com presença acima do limite de 1% do produto. O símbolo é pequeno, então preste atenção.

Fonte: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa Soja. Disponível em: http://www.cnpso.embrapa.br/index.php?cod_pai=39&op_page=104

O que é extrato de soja?

É o produto obtido a partir da emulsão aquosa resultante da hidratação dos grãos de soja, convenientemente limpos, seguido de processamento tecnológico adequado, adicionado ou não de ingredientes opcionais permitidos (gorduras ou óleos, açúcares, dextrinas ou amidos, aminoácidos, sais minerais, vitaminas e outros), podendo ser submetido à desidratação, total ou parcial. O Extrato de Soja em pó na forma de emulsão aquosa, constitui fonte de proteínas e pode ser usado como alimento ou como ingredientes para a elaboração de alimentos.

Fonte: Resolução CNNPA nº 14 , de 28 de junho de 1978.

Ingredientes

Água, extrato de soja, açúcar invertido, suco de uva concentrado, açúcar maltodextrina, vitaminas (C, B3, B6, B2, ácido fólico e B12) e minerais (ferro e zinco), estabilizantes pectina e goma guar, aromatizante, acidulante ácido cítrico, corante carmim, regular de acidez ácido málico e edulcorante sucralose. NÃO CONTÉM GLÚTEN.

Informações Nutricionais

Porção: 250ml (1 embalagem)
%VD*
Valor energético 70kcal = 294KJ 4%
Carboidratos 14g 5%
  Lactose 0g **
  Açúcares 14g **
  Açúcar (sacarose) 5,2g **
Proteínas 1,2g 2%
Gorduras Totais 0,7g 1%
  Gorduras Saturadas 0g 0%
  Gorduras Trans 0g **
  Gorduras Monoinsaturadas 0,1g **
  Gorduras Poliinsaturadas 0,4g **
  Colesterol 0mg **
Fibra Alimentar 0,7g 3%
Sódio 16mg 1%
Vitamina B2 0,20mg 15%
Vitamina B3 2,4mg 15%
Vitamina B6 0,28mg 15%
Vitamina B12 0,36µg 15%
Vitamina C 6,8mg 15%
Ácido Fólico 36µg 15%
Ferro 2,1mg 15%
Zinco 1,1mg 15%
* % valores diários de referência com base em uma dieta de 2.000kcal ou 8.400kj. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo da sua necessidade energética.
** valores diários não estabelecidos.

Lembre-se! Nossa avaliação não é uma sentença de morte ou o passaporte ao paraíso para os produtos, e sim, uma forma fácil e didática de descobrir opções mais saudáveis. Saiba mais em nossos critérios de avaliação.



Comentários



  1.  
    Waleska de Lemos

    Acho que essa caixinha de açúcares, conservantes, corantes merecia um D!




  2.  
    Fernanda

    Também acho que merecia um D, porque a coisa tá feia aí…




  3.  
    isabel

    cada dia que passa nao sei mais o que mandar em opção de bebida para minha filha na escola,suco caseiro quente,é o ó,fora o tempo que nao tenho….ta dificil.




    •  
      Flaviane

      Isabel, vc pode mandar o suco natural em polpa para sua filha…Enche um copo térmico com a polpa, na hora do lanche é so mexer/misturar que ainda estará gelado/fresco e com mais nutrientes do que se ficasse em temperatura ambiente… ;)




      •  
        Rafaella Luzzo

        Suco natural “congelado” vc quer dizer? congela dentro de um copo térmico com água e manda congelado, e na hora eles misturam? tbm tenho dificuldades com lanches saudáveis. :(




  4.  
    Paula

    Eu detesto Ades! Tem gosto de água com açúcar, de uva só tem cheiro…
    Sabia que esse sabor desagradável não era saudável!




  5.  
    Ana

    acabei de tomar um de pessego, que tem quase a mesma formulação. Já me arrependi, o que tem de acucar aí nheim?
    ganhava mais com o meu chá mate gelado.




  6.  
    Natália

    Eu sei que essa é uma postagem antiga mas gostaria muito que me ajudassem. Sou estudante de psicologia e estou acompanhando o caso de uma criança de quatro anos que se recusa a beber água, só toma leite e suco Ades de caixinha. Ela está com infecção urinária e garganta inflamada. Até que ponto a taxa de sódio presente nessa caixinha de veneno pode estar interferindo nesse quadro? Vcs poderiam me dar uma luz? Obrigada desde já.




  7.  
    Elisângela

    Eu não entendi sobre o suco em polpa, poderia explicar melhor? Obrigada




    • Samantha Peixoto (Fechando o Zíper)
       
      Samantha Peixoto (Fechando o Zíper)

      Oi, Elisângela! Qual é a sua dúvida em relação ao suco em polpa?! Abraços





Deixe uma resposta

(obrigatório)


Quero ser notificado por e-mail quando alguém responder meu comentário