35
Publicado October 15, 2012 por fechandoziper em Blog
 
 

Vale a pena consumir o achocolatado em pó LIGHT ao invés do TRADICIONAL?

Todo mundo aqui já cresceu, mas temos a certeza de que boa parte de vocês ainda não resiste ao clássico leite com achocolatado de vez em quando!

Existem aqueles que deixam o leite beeem clarinho, outros já chutam o balde e não tomam o leite antes de 2 colheradas carregadas do delicioso achocolatado…

Qual você costuma tomar? O TRADICIONAL? Quando faz aquela dietinha escolhe o DIET ou LIGHT?

Será que existe mesmo uma grande diferença entre eles? Ou você está trocando gato por lebre?

Comparamos alguns produtos existentes no mercado para mostrar pra vocês que a decisão nem sempre é tão fácil assim:

  • As versões “tradicional” e “light” do achocolatado NESCAU® possuem como ingrediente principal o AÇÚCAR, sendo o primeiríssimo a aparecer na lista.
  • As quantidade de calorias dos 3 produtos são semelhantes! Não era o que você esperava de um alimento LIGHT ou DIET, certo?
  • O achocolatado diet da marca GOLD apresenta a maior quantidade de gorduras totais (1,33 g) e é o único que possui gorduras saturadas (0,66g).
  • Maior quantidade de fibras nas versões NESCAU® Light e GOLD.
  • A quantidade de sódio é pequena nos 3 produtos.
  • Todas as versões são adicionadas de diversas vitaminas e minerais. Devemos destacar a quantidade de cálcio e de ferro na versão NESCAU® Light.

Temos a tendência de achar que os alimentos LIGHT e DIET são menos calóricos e que, o uso desses produtos, irá contribuir para a nossa perda de peso. Entretanto, para compensar a redução do açúcar, a indústria alimentícia às vezes aumenta a quantidade de outros ingredientes para melhorar o sabor e isso acaba aumentando as calorias. Você conhece a diferença entre esses dois termos?

No caso do Achocolatado GOLD Diet não há o ingrediente “açúcar” descrito no rótulo. No entanto, existe o seguinte aviso: “Diabéticos: contém glicose e maltose naturalmente existentes no cacau e na maltodextrina”. Então, fique de olho no rótulo!!

Na embalagem do Nescau® light, é informado que existe uma redução de 30% nas calorias do produto. No entanto, eles comparam 20 g de achocolatado tradicional com 9,5 g de achocolatado light. Ou seja, você poderia utilizar 1 colher de sopa de achocolatado tradicional que teria aproximadamente as mesmas calorias. Vale a pena comprar o light?

PRINCIPAIS CUIDADOS AO TOMAR O SEU ACHOCOLATADO:

1. Padronizamos as quantidades dos produtos para 20 g na hora de fazermos a comparação. Acontece que, quando você olha os rótulos, somente o NESCAU® tradicional apresenta a tabela nutricional com essa quantidade (equivalendo a 2 colheres de sopa). O NESCAU® light e o GOLD traziam as informações em 9,5 g (1 colher de sopa) e 9,0 g (2 colheres de sopa), respectivamente. Sendo assim, olhe primeiro a quantidade da PORÇÃO para não se iludir com os valores da tabela. 

2. Lembre-se que nem sempre você coloca exatamente a quantidade de achocolatado que está descrita na embalagem.  Se você gosta de caprichar nas colheradas, o seu lanche pode virar uma verdadeira bomba calórica

3. O tipo de leite também interfere no resultado final…Essa escolha vai interferir na quantidade de calorias e de gorduras da sua bebida. Prefira sempre o leite desnatado.

4. Fique de olho no tipo de adoçante utilizado! Na nossa comparação, as versões NESCAU® light e  GOLD possuem acessulfame de potássio e ciclamato de sódio, sendo que o GOLD ainda apresenta aspartame e sacarina sódica. Todos esses edulcorantes são artificiais e sabemos que o bom é não exagerar!

Qual é a sua opinião com relação aos achocolatados do mercado??

Se colocássemos uma menor quantidade do achocolatado normal ao invés de utilizarmos a versão light, o gosto da bebida ficaria muito alterado?

Deixe o seu comentário! :)