28
Publicado February 15, 2013 por fechandoziper em Blog
 
 

Yakult® x Actimel®: você está por dentro dos leites fermentados?

Ficar com desconforto intestinal acaba com a alegria de qualquer um, não é mesmo?

Com a promessa de ajudar a eliminar esse problema, vários produtos trazem componentes que auxiliam na saúde do intestino.

Hoje vamos comparar os rótulos de dois leites fermentados do mercado: Yakult® e Actimel®. Essa ideia surgiu depois de percebermos que a propaganda do Actimel® tem sido bastante divulgada nos meios de comunicação, como o Youtube. Então, vamos ver quais são suas semelhanças e diferenças e descobrir se vale a pena consumi-los.

O que é o leite fermentado?

Entende-se por LEITES FERMENTADOS produtos adicionados ou não de outras substâncias alimentícias, obtidas por coagulação e diminuição do pH do leite, ou reconstituído, adicionado ou não de outros produtos lácteos, por fermentação láctica mediante ação de cultivos de microorganismos específicos. Estes microorganismos específicos devem ser viáveis, ativos e abundantes no produto final durante seu prazo de validade.*

YAKULT®

Informações do site: “O leite fermentado Yakult® é um alimento à base deyakult leite desnatado, fermentado por lactobacilos selecionados, os exclusivos probióticos Lactobacillus casei shirota, que resistem como nenhum outro à acidez do estômago e chegam vivos em maior quantidade ao intestino, para auxiliar na regularização das funções intestinais e na proteção do sistema digestório. A ingestão regular desse lactobacilo, juntamente com uma alimentação correta, contribui para uma vida muito mais saudável.”

ACTIMEL®

actimel

Esse leite fermentado é um produto da Danone®. Ele não contém mel, apesar do nome sugestivo! Segundo o site, seu nome é originário do idioma Flamengo falado na Bélgica, onde “Actieve melk” significa leite ativo. É um leite fermentado com o Lactobacillus c. defensis, probiótico exclusivo da Danone®, que chega vivo à flora intestinal.

Confira o comercial:

Só por terem esse nome, eles devem chegar vivos ao intestino, caso contrário não conseguiriam fazer o seu devido trabalho. Então é óbvio que as marcas querem vender seus peixes com seus “bichinhos exclusivos”, que estão destinados a ajudar a microbiota intestinal que está naturalmente presente no nosso organismo. Quer saber mais sobre PROBIÓTICOS? Já falamos no post sobre o Iogurte Piá® Essence (clique AQUI para conferir).

Melhor nós mesmos darmos uma olhada nas informações nutricionais e nos ingredientes, não é mesmo?

informação nutricional actimel yakult tradicional

informação nutricional actimel yakult tradicional

Obs: A embalagem do Yakult® é encontrada em 80g, mas transformamos para 100g a fim de facilitarmos a comparação.

GORDURAS: O leite fermentado Yakult® não possui gorduras totais nem saturadas. Já o Actimel® as apresenta na versão tradicionalFora do país, já podemos encontrar a versão com 0,1% de gordura. Será que essa novidade aparecerá por aqui?? Também ouvimos falar da versão ZERO, mas não a encontramos no supermercado até então.

CÁLCIO: O Actimel® apresenta uma maior quantidade (10% do valor diário de referência em relação à uma dieta de 2.000 Kcal).

VITAMINA C: O Actimel® tem 15% do valor diário de referência. Melhor apostarmos em um suco de laranja para garantirmos uma quantidade mais significativa dessa vitamina. Já o Yakult® não apresenta nadinha! Segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos, 100 ml de suco de laranja contém 73,3 mg, o que já atingiria a recomendação.

Agora vamos dar aquela olhada nos ingredientes:

ingredientes actimel yakult

  1. O Yakult® utiliza leite desnatado, já o Actimel® um leite parcialmente desnatado, além de leite em pó. Isso explica a maior quantidade de gordura no Actimel® e de cálcio, por ter o leite em pó a mais. 
  2. Ambos apresentam açúcar: açúcar líquido e dextrose no Actimel®; e açúcar e glicose no Yakult®. Portanto, diabéticos podem passar longe!
  3. Estamos analisando a versão Tradicional do Actimel®, mas se dermos uma olhadinha nas versões com sabores de frutas, como “Morango”, encontraremos ainda os seguintes ingredientes: “preparado de morango (água, polpa de morango, açúcar, amido modificado, corante natural carmim, aromatizantes, acidulante ácido cítrico e espessante goma xantana)”. Ou seja, mais açúcar e outras coisitas que não queremos. Apesar disso, a tabela nutricional é muito semelhante à versão Tradicional. Portanto, opte pelo Tradicional.

Classificação do Fechando o Ziper: Fique Esperto!

Preferimos o Yakult®. O difícil é ficar em 1 unidade, né? Fora que, sozinho, ele não faz milagre. Mantenha sempre uma alimentação saudável, rica em frutas e verduras, além da prática de atividade física e da ingestão de muita água diariamente. Não confie somente nesses produtos, como se fossem a solução mágica para os seus problemas!

E você, costuma consumir esse tipo de alimento??

Fonte: *INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 46, DE 23 DE OUTUBRO DE 2007.

Quer ler sobre iogurtes?

Você sabe a diferença entre iogurte e bebida láctea?

Afinal, o que tem de tão especial no Iogurte Grego?

Mesma marca, diversos produtos: saiba como ter senso crítico ao escolher um iogurte.