Qual a melhor escolha: Torrada light ou integral?

torradas wickbold marilan light integral

Hoje vamos falar um pouquinho das opções de torradas que temos no mercado.  Até o momento, só tínhamos analisado a Torrada Magic Toast da Marilan, a qual recebeu uma boa avaliação, mas tínhamos ficado curiosas para saber se a versão dela integral é melhor, já que pecou na quantidade de fibras.

O leitor Marcelo, atento aos nossos posts ;), nos enviou as fotos da versão integral Magic Toast para compararmos.

Além disso, solicitou a comparação com as torradas das versões light e integral da Wickbold.

Vamos conferir o que esses produtos têm a nos dizer? Será que é melhor torrar um pão do que comprar torradas prontas?

Antes de começarmos as comparações só vamos dar uma retomada em dois conceitos importantes:

Light

É o termo utilizado em alimentos produzidos de forma que sua composição reduza em, no mínimo, 25% o valor calórico ou algum nutriente, tal como açúcar, gordura total, gordura saturada, colesterol e sódio comparado com o produto tradicional ou similar de marcas diferentes.*

Integral

Como a torrada é o produto obtido a partir do pão, a definição do pão integral abrangerá a torrada. O pão integral é o produto preparado, obrigatoriamente, com farinha de trigo e farinha de trigo integral e ou fibra de trigo e ou farelo de trigo.**

Percebam que para ser considerado INTEGRAL, não é obrigatório ser feito 100% de farinha integral. Por isso, a legislação diz que no rótulo deve ser declarado o percentual dos ingredientes integrais.**

Ingredientes

Magic Toast Marilan Light

magictoastlight01Farinha de trigo fortificada com ferro e ácido fólico, farinha de arroz, creme de milho, amido, composto lácteo (leite em pó desnatado, concentrado protéico de soro de leite e leite em pó integral), farinha de soja, soro de leite em pó, sal, regulador de acidez carbonato de cálcio e fermento químico bicarbonato de sódio.

Magic Toast Marilan Integral

torrada_marilan_magic_toast_integralFarinha de trigo fortificada com ferro e ácido fólico, creme de milho, farinha de arroz, açúcar, farelo de trigo, amido, composto lácteo (leite em pó desnatado, concentrado protéico de soro de leite e leite em pó integral), farinha de aveia, sal, regulador de acidez carbonato de cálcio e fermento químico bicarbonato de sódio.

Magic Toast Marilan Light x Integral

Percebemos que são poucas as mudanças nos ingredientes desses dois produtos. Para facilitar, marcamos em negrito os ingredientes diferentes.

  • Na versão integral há o acréscimo de mais ingredientes na sua forma integral, mas percebam que os dois produtos iniciam por farinha de trigo refinada. Ficamos felizes que são ingredientes naturalmente encontrados no produto e não acrescentados industrialmente :)
  • Há poucos aditivos alimentares nos dois produtos :)
  • Não gostamos da adição de açúcar refinado da versão integral :(
  • Na embalagem da versão LIGHT, está escrito que o produto apresenta 55% menos açúcar em relação Magic Toast Original. Em relação à versão INTEGRAL, a redução é de 50%. Mas, lembramos que o açúcar presente na versão light é o encontrado na matéria prima e não o adicionado.

Wickbold Light

wickbold lightFarinha de trigo refinada enriquecida com ferro e ácido fólico, glúten, sal, fermento biológico, fibra de trigo, espessante goma guar, leite em pó integral, soro de leite, farinha de soja, conservante propionato de cálcio, aromatizante, emulsificante polisorbato 80 e melhorador de farinha ácido ascórbico.

Wickbold Integral

torrada-wickbold-integralFarinha de trigo refinada enriquecida com ferro e ácido fólico, farinha de trigo integral, açúcar, gordura vegetal, glúten, açúcar mascavo, sal, fermento biológico, leite em pó integral, soro de leite, conservante propionato de cálcio, aromatizante, emulsificante polisorbato 80 e melhorador de farinha ácido ascórbico.

Wickbold Light x Integral

  • A versão integral também tem farinha de trigo refinada como ingrediente em maior quantidade :(
  • Acréscimo de dois tipos de açúcar na versão integral :(
  • Muitos aditivos alimentares :(
  • Na embalagem da versão LIGHT está escrito que há uma redução de 50% de gorduras totais quando comparado com a torrada tradicional Wickbold. Em relação a INTEGRAL, a redução fica em 33%.

Fica um alerta aos que possuem INTOLERÂNCIA À LACTOSE, pois todas essas versões possuem leite em pó na sua composição. Talvez um pãozinho com menos ingredientes tenha suas vantagens sobre essas torradas ;)

Informações Nutricionais

informacoes nutricionais torradas wickbold marilan light integral

OBS: tivemos que passar a porção das torradas Marilan, originalmente 25 g, para 30 g a fim de possibilitar a comparação com as da Wickbold.

  • Valor Energético: observem que, apesar de ocorrer mudanças em alguns ingredientes, não afetou muito as calorias totais dos produtos, mas há diferença nas gorduras, principalmente.
  • Açúcares: batemos nessa tecla sempre! Não nos conformamos que não há obrigatoriedade do fabricante em fornecer a quantidade de açúcar adicionado. Ressaltamos que o açúcar presente no Magic Toast Light é referente aos açúcares naturalmente presente nas matérias primas do produto, enquanto que o Magic Toast Integral possui açúcar adicionado também. Infelizmente, não temos a informação do produto Wickbold Integral, o qual acrescenta açúcar na sua forma refinada e mascavo.
  • Gorduras Totais e Saturada: quantidade menor nos produtos da Marilan. A Wickbold Integral é a única que acrescenta uma fonte de gordura ao seu produto.
  • Gorduras Mono e Poliinsaturadas: É uma pena que a Marilan não optou por fornecer esse dado opcional a fim de compararmos as quantidades. De qualquer forma, é uma quantidade pequena na Wickbold Integral.
  • Fibra Alimentar: quantidade pequena em todos os produtos, bem inferiores aos produtos da categoria dos pães. Por incrível que pareça, a Torrada Light da Wickbold tem praticamente a mesma quantidade do que a Integral Wickbold!
  • Sódio: menor nos produtos da Marilan, o que equivale a 8% da recomendação máxima de sódio considerando 2000 mg/dia preconizado pela Organização Mundial da Saúde. Talvez a vantagem das Torradas em relação ao pão é que são bem leves… a porção de 30 g da Wickbold equivale a 4 unidades, enquanto que 25 g da Marilan equivale a 7 unidades.

Ranking Final do Fechando o Zíper (do melhor para pior):

  1. Magic Toast Marilan Light
  2. Magic Toast Marilan Integral
  3. Wickbold Torrada Light
  4. Wickbold Torrada Integral

No fim, ainda ficamos com a versão LIGHT da Marilan, apesar de ter menos fibras, a diferença não é tãaao significativa quanto a Integral, e a light não possui o acréscimo de açúcar.

Vocês preferem comprar torrada pronta a torrar o pão?

Fonte:

*Portaria n˚ 27, de 13 de janeiro de 1998.

**Resolução RDC n˚90, de 18 de outubro de 2000.

fechandoziper


This entry has 6 replies

  1. renata says:

    Quando alimentos ricos em amido, como pão e batata, são expostos a temperaturas altas, acima de 120 graus, produzem acrilamida: um composto que está relacionado à incidência de câncer. Os estudos com a substância foram realizados em ratos, e não há provas conclusivas de que ela provoque tumores em humanos. Mas a acrilamida é considerada uma questão séria pela OMS e pelas autoridades de saúde da Europa e dos EUA, onde até já surgiu uma solução tecnológica para o problema: uma enzima artificial, desenvolvida pela empresa de biotecnologia Novozyme, que poderá ser adicionada às batatas durante a fritura e reduz em 50% a formação de acrilamida. Enquanto ela não chega ao mercado, a recomendação é evitar que a comida seja exposta a altas temperaturas. Regule a torradeira para a potência mínima, e não deixe a batata fritar até ficar amarronzada. “Os alimentos que adquirem um tom escuro ou que queimam durante o preparo têm mais chance de conter acrilamida”, diz o médico nutrólogo Maximo Asinelli. fonte:http://super.abril.com.br/cotidiano/25-coisas-estao-escondendo-voce-717510.shtml

    • fechandoziper says:

      Boa contribuição, Renata!

  2. carolina says:

    Eu já tinha visto essa magic toast no mercado, mas nunca dei fé. Depois de ver aqui, fui atras do produto, mas não achei nas prateleiras ainda! Estou doida para experimentar! Mas em geral, independente da marca, tenho preferido a versão Light das torradas prontas. As integrais, tanto Wickbold quanto a Bauduco, não são tão gostosas pois dá para sentir o gosto da gordura.

    • fechandoziper says:

      Depois nos conta o que achou ;)

  3. Camila says:

    Fico bem feliz que a torrada Magic Toast Marilan Light tenha uma boa avaliação. Eu já experimentei e sempre tem nos mercados por aqui! Também tinha bastante dúvida com relação a qual seria melhor, se a versão integral ou light. Eu descobri este site recentemente e adorei muito! Continuem o excelente trabalho. Em breve mandarei minhas fotos para contribuir também. Abraços.

    • fechandoziper says:

      Seja bem-vinda, Camila! Legal saber que estamos te ajudando a fazer escolhas mais saudáveis. :) Fique à vontade para enviar fotos para avaliação!

Leave a reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>