Refresco CLIGHT: cilada na mesa!

destaque clight amora e framboesa

O post sobre o REFRESCO Tang foi um sucesso e tivemos um retorno muito bom de vocês, queridos leitores, dizendo que a partir de agora passariam longe dele e fariam melhores escolhas :)

Hoje vamos falar de outro refresco em pó, só que dessa vez na versão magra: CLIGHT.

A leitora Biessa nos enviou sua sugestão:

[quote]vi o post do Tang e lembrei das minhas amigas que tomam clight crente que estão fazendo um grande negócio. Eu particularmente não tomo, mas acho vale conscientizar as pessoas SEMPRE. Então digam aí: é melhor cair fora ou é um bom negócio, já que não tem açúcar?[/quote]

Logo depois a leitora Renata também enviou a sua dúvida: 

[quote]Vcs tem alguma análise sobre o suco em pó clight?? Por ter zero açúcar acabo por comprar achando que é uma boa opção….mas será que é mesmo???[/quote]

Hoje você vai saber mais sobre essa ARMADILHA! Salve-se quem puder.

No site do produto a campanha é TODA destinada para mulheres. Confira o que eles oferecem:

clight site

Óbvio que eles aproveitaram que muitas mulheres estão com a palavra DIETA estampada nas suas testas e resolveram usar o sexo feminino como inspiração. As promessas são de um produto com baixo teor de sódio, sem corantes artificiais e zero açúcar. Vamos olhar a TABELA NUTRICIONAL:

informação nutricional clight amora e framboesa

Olhando a tabela você vai pensar: QUE PERFEITO! Quase nada de calorias, zero carboidratos e bem pouquinho sódio. Mas acalma esse coração, que isso aqui tá longe de ser uma maravilha no mundo da nutrição! Precisamos dar aquela averiguada nos INGREDIENTES. Escolhemos um dos novos sabores:

clight amora e framboesa

  1. O primeiro ingrediente é a maltodextrina. Ela é um CARBOIDRATO COMPLEXO, proveniente da hidrólise do amido, cuja absorção é mais rápida pelo nosso organismo. Não queremos que vocês fujam dos carboidratos, só queremos que prestem muita atenção aos ingredientes. No Clight, a maltodextrina é o ingrediente em maior quantidade. Então, se é um carboidrato, como que aparece 0g de carboidrato na tabela nutricional??  LEMBRE-SE de que a nossa legislação* dá margem para os ingredientes aparecerem como ZERO, mesmo estando presentes no produto. No caso dos açúcares, por exemplo, se possuir uma quantidade menor ou igual a 0,5 g em 100 ml, o produto pode alegar que não contém esse nutriente.
  2. Comparando com o refresco Tang, eles possuem OS MESMOS ADOÇANTES. Não basta o Tang fazer isso com as crianças, agora vem o Clight com essa tonelada de edulcorantes para  cima das mulheres. Edulcorante é uma substância diferente dos açúcares, mas serve para o mesmo propósito: conferir sabor doce ao alimento. Os edulcorantes citados nesse refresco são todos artificiais.
  3. Conseguimos contar 3 corantes no rótulo: 

Corante natural antocianina**: As antocianinas são uma importante alternativa para a substituição gradativa dos corantes sintéticos, pois são abundantes na natureza, apresentam um amplo espectro de cores e, apresentam efeitos benéficos à saúde humana. O maior limitante para seu uso é a sua menor estabilidade, quando comparada aos corantes sintéticos.

Corante caramelo: Já cansamos de falar aqui no blog que o corante caramelo possui mais de um tipo e que alguns são possivelmente cancerígenos. Acharíamos melhor que eles tivesses especificado qual o tipo utilizado.

Corante inorgânico dióxido de titânio***: Utilizado em protetores solares, tintas, biscoitos caninos, refrescos em pó, maquiagem, tatuagem, entre outros. É seguro para a ingestão, mas deve-se evitar a inalação do pó.

clight novos sabores

Novos sabores de Clight

Apesar desses corantes, adoçantes e espessantes estarem liberados por lei, quais serão as consequências do consumo exagerado e a longo prazoQuando ingerimos um SUCO DE FRUTA MESMO não temos que nos preocupar com isso. Nos refrescos em pó sua forma desidratada precisa de mil artefatos para que fique mais bonitinho e aceitável para o nosso consumo e, nesse caso, SEM fibras e vitaminas que são os maiores benefícios das frutas!  E será que o gosto passa perto do sabor da fruta? 

Classificação: Passe Longe!

sugestão água fechando o ziper

Jamais aceitaremos um refresco desses nas nossas mesas. E você?

Fonte:

* RDC nº 360 de 23 de dezembro de 2003.
** LOPES et al. Antocianinas: uma breve revisão das características estruturais e da estabilidade. R. Bras. Agrociência, Pelotas, v.13, n.3, p. 291-297, jul-set, 2007.
*** http://www.univates.br/files/files/univates/workshop/Corantes.pdf

LEIA MAIS:

Na batalha das bebidas, o refrigerante Sprite ganhou!

TANG NÃO É SUCO!

Será que o Suco de Laranja Do Bem® é “do bem” mesmo?

fechandoziper


This entry has 67 replies

  1. Ivy says:

    Adorei e já recomendei para a maior tomadora de CLIGHT que conheço! Obrigada por suas valiosas avaliações. Como você curte sugestões, que tal uma análise dos chás industrializados?

    • Oi Ivy, é claro que podemos avaliar chás industrializados. Já estamos com a sugestão do Lipton Ice Tea sabor Pêssego agendada para o dia 04/04. Se mandares a foto do chá de sua preferência, podemos fazer a análise junto com esse! Será muito enriquecedor! Para tanto, precisamos de 3 fotinhos: 1) da embalagem 2) das informações nutricionais 3) dos ingredientes. Pode mandar para rotulos@fechandoziper.com

  2. Vivianne says:

    Ola, cheguei ao seu site hoje apos assistir o documentario Muito Alem do Peso. Posso sugerir um post? Sobre os Smoothies Queensberry, cuja embalagem descreve ser 100% fruta. Ja provei, sao muito gostosos e aparentemente uma boa opcao para lanche saudaveis para a escola, porem, lendo os posts me interessei na analise para saber se sao realmente uma boa opcao, ou se acabei me enganando! Parabens pelo site, pelas materias e pela iniciativa.

    • Oi Vivianne! Seja bem-vinda ao Fechando o Zíper! Podemos sim fazer a análise dos Smoothies Queensberry! Mas, para nos ajudar, pedimos que mande fotos do produto por email, pode ser? Precisamos de 3 fotos: 1) da embalagem 2) das informações nutricionais 3) dos ingredientes. Pode enviar para rotulos@fechandoziper.com

  3. Daniela Franzen says:

    Acabei de conhecê-los e adorei. Parabéns pelo trabalho excelente. Daniela

    • Obrigada, Daniela! Em breve teremos novidades :) Continue acompanhando!

  4. carlos magno says:

    Também conheci o site depois de assistir ao documentário e me deparei com uma informação que me chocou, sobre o suco clight que passei a consumir para substituir os outros sucos industrializados e refrigerante. Ledo engano, obrigado pela reportagem, estão de parabéns pelo trabalho.

    • Obrigada, Carlos! Bom saber que estamos lhe ajudando :)

  5. Rose Batista says:

    Estou chocada com as informações sobre o famoso Cligth, tomo todos os dias e o dia todo no lugar de água, para amenizar a vontade de comer doces. E agora o que devo fazer? Tenho um estoque na gaveta do escritório! Ai meu Deus!!!

  6. Rosana says:

    Quanto sensacionalismo. A matéria faz um alarde gigante para no fim não trazer nada realmente preocupante. “Nossa, os corantes são ARTIFICIAIS!”. E isso é sinônimo de nocivo desde quando? Cadê o conteúdo das “acusações”? Usar desses artifícios padrão de medo não é informativo, é só sensacionalista, pseudo-saúde em troca de uns cliques.

    Talvez a intenção de vocês seja boa, mas este método atual não ajuda ninguém. Só desinformação.

    • Fernanda says:

      Ler faz bem à saúde, viu?

      “Corante natural antocianina**: As antocianinas são uma importante alternativa para a substituição gradativa dos corantes sintéticos, pois são abundantes na natureza, apresentam um amplo espectro de cores e, apresentam efeitos benéficos à saúde humana. O maior limitante para seu uso é a sua menor estabilidade, quando comparada aos corantes sintéticos.

      Corante caramelo: Já cansamos de falar aqui no blog que o corante caramelo possui mais de um tipo e que alguns são possivelmente cancerígenos. Acharíamos melhor que eles tivesses especificado qual o tipo utilizado.

      Corante inorgânico dióxido de titânio***: Utilizado em protetores solares, tintas, biscoitos caninos, refrescos em pó, maquiagem, tatuagem, entre outros. É seguro para a ingestão, mas deve-se evitar a inalação do pó.”

      E abaixo segue dizendo que este suco não proporciona NENHUM benefício proveniente das frutas. Acho que tem motivo suficiente para não tomar!

  7. ANTONIO MELLO says:

    E olhem a cilada do sódio, alguém faz um suco com 1/5 de colher de sopa do pó? Ou 1,6 gramas? Geralmente usa-se o pacote inteiro e, aí quanto tem de sódio? Na verdade, todos os ingredientes tem como base essa medida de 1/5 de colher de sopa.

    • fechandoziper says:

      Pois é Antônio, eles consideram que essa seja a porção para fazer 200 ml de refresco pronto (diluído em água).

    • Vini Martins says:

      Cilada do sódio?
      me passe sua dieta, se é que faz…
      você por acaso sabe quanto de sódio tem milho em conversa? ervilha? sopas instantaneas? caldo de carne? ou até mesmo os ”super saudaveis” pães integral e leite desnatado…
      sem contar o lanchinho e a pizza do fim de semana…
      pense bem…

  8. NutriRJ says:

    Tudo errado!
    1) Maltodextrina é um carboidrato complexo, porém é de altíssimo indice glicêmico porque suas ligações são fáceis de serem quebradas, portanto sua absorção é muito rápida no organismo.
    2) Quem foi que disse que os carboidratos são vilões? O combustível do cérebro é a glicose, que é obtida através da quebra dos carboidratos em moléculas menores, por enzimas específicas. O que acontece é que as pessoas escolher mal na quantidade e na qualidade desses carboidratos. Agora falar pra não tomar um suco por ele conter carbo chega a ser ridículo. Alias um suco de frutas natural passa de 20g de carboidrato.
    3) Os vegetais que comemos passam por processos químicos, a água que nós bebemos infelizmente também não é igual a que se temos na fonte (por adição de algumas substâncias, que acabam por alterar o pH da água, que teria que ser neutro). Tudo é artificial, a não ser que moremos no campo.
    Conclusão: Todos procuram por produtos milagrosos que emagrecem. O que a maioria não sabe é que só é possível emagrecer com déficit calórico, ou seja gastar mais do que consumir. Pra isso faça exercícios físicos, opte por carboidratos de baixo indice glicemico (batata doce, os integrais, aveia, feijão) e as proteínas de alto valor biologico (frango, peixe, ovo, carne sem gordura). A verdade é sempre mais simples do que imaginamos.

    • ANTONIO MELLO says:

      Tem certeza que você leu o texto?

    • Luiz says:

      Muito bom cara. Finalmente algum comentário inteligente de um texto tão ruim, feito por pessoas bitoladas que acreditam que 0.5 g de carboidrato irá engordar alguém. Texto sensacionalista apenas com objetivo de atrair visitas. Lamentável.

      • Samantha Peixoto (Fechando o Zíper) Samantha Peixoto (Fechando o Zíper) says:

        Não escrevemos nada em relação a isso… O nosso objetivo é incentivar a alimentação saudável e o consumo excessivo de produtos como esse não traz qualquer benefício. Queremos encontrar sucos de verdade, com frutas, ao invés de saquinhos cheio de aditivos. Sugiro que leias o texto novamente.

        • Sai dai O says:

          Ok, vai lá tomar seu suco de laranja, agora me compara um 1L de suco Clight com 1L de suco de laranja, dizer que 80% dos carboidrados presentes na fruta são frutose ninguém liga, agora tomar um suco que a quantidade de tais elementos é quase insignificante, ai não da né, e outra coisa, o clight é uma alternativa a água, seria quase que uma água saborizada, realmente achei a matéria um pouco sensacionalista mesmo. Diga não a suco clight e sim a refri zero!!!!

          • Carolina Silva (Fechando o Zíper) Carolina Silva (Fechando o Zíper) says:

            Sugerimos que leia novamente os ingredientes do clight antes de dizer que “é uma alternativa a água” ou “quase uma água saborizada”.

  9. João says:

    Maltodextrina, carboidrato de lenta degradação? Passou da hora de corrigir esse informação.

    • fechandoziper says:

      Corrigido!

  10. Boa tarde!
    Li a matéria e gostei muito! Muitas informações importantes pra gente que faz dieta e acaba tentando substituir tudo oque podemos pra poder ingerir produtos parecidos com os de costume… O bom mesmo do Clight é a facilidade de carregar e preparar, na correria do dia-a-dia essa seria a melhor opção!
    Mas eu tive algumas dúvidas e gostaria que me respondessem: Até que ponto esses corantes artificiais e a maltodextrina – nas quantidades existentes do produto – podem fazer mal ao meu organismo? Eu poderia ingerir esse produto uma vez ou outra na semana?

    • fechandoziper says:

      Oi Lucas, claro que tudo dependende da QUANTIDADE e da FREQUÊNCIA! Uma vez ou outra na semana é uma coisa, aqueles que substituem isso por água diariamente é outra ;)

  11. Helena says:

    Olá Boa Noite!
    Sou consumidora dos sucos clight ,mas fiquei muito chateada ao comprrá-lo e num dos envelopes do suco de uva veio um que estava vazio.Observei o envelope e não havia nenhum rasgo ou perfuração..
    Vcs sabem por que isso aconteceu?
    Fico no aguardo de uma resposta.
    Código de barras do envelope é:7 622300507152
    Obrigada!
    Abraços!!
    Helena

    • fechandoziper says:

      Oi Helena, você deve entrar em contato com o SAC da empresa. Somos um site independente de avaliação de rótulos ;)

  12. Wendell says:

    Acho interessante este fascínio pelo sódio é um absurdo o que falam de bobagem; o sódio é um mineral ESSENCIAL a vida, tanto é assim que o R$ que vc recebe tem o nome de SALário (é verdade antigamente se pagava com sal).
    A quantidade máxima por dia que uma pessoa SAUDÁVEL pode ingerir por dia é de 2.400 mg, faça as contas uma coca zero tem 28 mg por 200ML para atingir o limite seria necessário tomar quase 2 Litros/dia.
    Corante tem em tudo
    Até água se tomada em excesso faz mal, vc vai excretar outros íons na urina que vão te fazer falta.

    • fechandoziper says:

      Olá Wendell. Obrigada pela sua contribuição, gostamos quando nossos leitores interagem. Realmente o sódio é um mineral essencial, temos certeza disso. Mas, nosso papel aqui é o de alertar a população em geral, a qual muitas vezes consome quantidades excessivas desse mineral. Atualmente estamos utilizando a última recomendação da Organização Mundial da Saúde, a qual preconiza 2.000 mg de sódio por dia. É mais fácil as pessoas excederem essa quantidade nessa era dos alimentos industrializados, do que não alcançarem a recomendação. ;)

    • Rubens says:

      Mas é tão absurdamente facil para uma pessoa tomar 2 litros de refrigerante por dia… Eu mesmo, que nao bebo agua (so se for com gás) passo dessa quantidade FACIL!

      E aí vem o problema: não é so o refrigerante, e o resto dos alimentos? Inclusive os salgados? (tipo batata frita, carne com bastante sal, etc…)

      • Samantha Peixoto (Fechando o Zíper) Samantha Peixoto (Fechando o Zíper) says:

        É verdade, Rubens… Não é tão difícil ultrapassar os 2.000 mg de sódio diários que a OMS recomenda. Isso inclui toda a alimentação e o sal adicionado nas preparações certamente também conta. Somando tudo, o brasileiro atualmente consome mais do que o dobro da recomendação. :(

  13. Aline says:

    São informações muito valiosas, acho que tudo o que consumimos de forma exagerada pode acarretar algum mal, principalmente alimentos com conservantes, corantes artificiais e etc, porém não quer dizer que vc vai colocar sua dieta por água abaixo ou que irá desenvolver alguma deficiência de nutriente se fizer uso de vez em qdo, as frutas são a melhor opção, mas nem sempre temos tempo de preparar um suco natural e etc, nesse caso prefiro optar por chá natural, sempre faço à noite, coloco na geladeira e pela manhã está do jeito q eu gosto, mas isso não quer dizer que não tomo clight de jeito nenhum, dou preferência para o mais saudável, mas se tiver vontade tomo clight numa boa e sem peso de consciência, pois como disse isso ocorre eventualmente! ;)

    • fechandoziper says:

      Ótima reflexão, Aline! No FZ somos contra “crucificar” ou “endeusar” um alimento. Acreditamos que a quantidade e frequência de consumo são as responsáveis pelas consequências a longo prazo de doenças, por exemplo. Por isso, nossa intenção, com a classificação do produto com uma nota, é a de auxiliar o leitor a ver qual produto deve fazer parte em menor/maior quantidade e frequencia na sua dieta ;)

  14. Maria says:

    Estou curiosa para saber como vocês acharam a tabela de ingredientes desse “suco”. Nos pacotinhos (em letras menores que as de um contrato de fianciamento), não constam os ingredientes, só uma “informação nutricional” bem lacunar. Infelizmente não é apenas nesse produto, nem nessa marca que exitem omissões, nós consumidores precisamos reivindicar informação e apoiar iniciativas como as do fechando o ziper, obrigada.

    • fechandoziper says:

      Oi Maria, os ingredientes estão no pacotinho mesmo. Um pacotinho tem duas partes… Em uma delas consta a informação nutricional (que você mencionou) e na outra metade estão os ingredientes ;) Se desejares, posso mandar para o seu email a foto da embalagem.
      Obrigada pelo apoio :D

  15. Wagner says:

    com uma legislação tão rígida, como eles poderiam colocar que não possui carboidrato e usam o mesmo? não acredito que possui carbo nas quantidades significativas, por isso que está como sem carbo!

    • fechandoziper says:

      Sim, Wagner! Está como zero porque a porção é muito pequena, mas não quer dizer que não tenha…

  16. viviane says:

    Estou na dukan ha dois meses e aboli refrigerante e sucos artificiais ou não. …minha água tem sempre ramas de hortelã você pode comprar e congelar!!!! A água fica até geladinha!!! Aderi ao chá de hibisco é maravilhoso concordo q eh difícil de achar mas vale a pena gelado ou qte!!!! Qdo chegar ao meu peso acho q so vou tomar os naturais pois sempre comprei polpa p meu filho!!!! Ter saúde é chegar mais próximo possível do natural! !!

  17. Fabricio says:

    Esses dias eu aprendi que toda embalagem deve colocar os ingredientes na ordem de maior quantidade para menor quantidade.
    Vendo a embalagem do clight sabor abacaxi com hortelã, o primeiro ingrediente é o maltodextrina, o segundo é polpa de abacaxi desidratada e depois uma infinidade de coisas (detalhe que nesse sabor é especificado corante caramelo IV, aquele da coca).

    Mas o que chamou a atenção é a informação depois dos ingredientes: “CONTÉM 1% DE POLPA DESIDRATADA”

    Ora, se os ingredientes são na ordem de quantidade, e o segundo item equivale a 1% do total, então cerca de 99% do produto é maltodextrina!!!

    Só por curiosidade, vi na net esse maltodextrina vendido como suplemento para atletas (tem que ser atleta, se não engorda rapidinho) por cerca de R$ 15,00 o pote de 1 QUILO.

    Essa Mondelez International conseguiu o feito de embalar 8g de maltodextrina + 1% de outras coisas, colocar um nome bonitinho, vender por quase R$ 1,00 como suco e ninguém perceber nada…

    • fechandoziper says:

      Boa reflexão, Fabrício! E o que mais nos choca é as pessoas comprarem como suco algo que é somente 1% fruta. :(

    • Vini Martins says:

      Pelo jeito vc nunca viu Malto de perto, muito menos tomou..
      São necessário mais de 50g para obter um sabor, peça a alguém que tenha maltodextrina para pesar 8g diluir em 500ml e beber….
      Cuidado com o vilão da maltodextrina genteeee!
      O clight ta deixando o brasil obesoooo!

  18. Juliana says:

    Texto sensacionalista, com algumas informações que não são de fato comprovadas e leitores se preocupando por tão pouco.

    Dieta não tem segredo: Menos industrialização, carboidratos bons, proteínas de alto valor biológico e gorduras boas.

    Agora você leitor(a), antes de cortar o seu clight, já experimentou cortar o seu arroz branco da noite? A sua pizza de sexta-feira? O álcool ingerido aos finais de semana? O maldito doce após suas refeições? E aquela batata-frita do Mc Donalds? Passou a comer mais alimentos naturais ao invés de comprar pão integral totalmente falso? E aqueles alimentos em conserva, cogitou cortá-los?

    Quando fizerem isso, aí sim, vocês culpem o querido Clight. Ou melhor, se vocês chegarem a fazer isso que eu citei, o Clight será a menor das preocupações da vida.

    Não, não estou aconselhando ninguém a tomar Clight, se puder, não tome-o. Mas li algo do tipo “o clight me ajuda a controlar a vontade de comer doce”. Bom, acredito que antes tomar pó cheio de corante, do que comer um doce hiper calórico e CHEIO DE CORANTE, CONSERVANTE, AÇÚCAR ETC.

    • Carolina Silva (Fechando o Zíper) Carolina Silva (Fechando o Zíper) says:

      Oi Juliana,

      O objetivo desse post não foi falar em alimentação saudável. Desse assunto já abordamos em vários posts, entre os mais recentes estão:
      Saiba tudo sobre o Novo Guia Alimentar Brasileiro
      5 passos para começar a se alimentar de forma mais saudável

      Esse post é para diferenciar os REFRESCOS de SUCOS, o que percebemos ser motivo de confusão por muitos pacientes e leitores. Além disso, é para despertar o senso crítico na hora de ler as informações das embalagens.

      Concordamos com a leitora Fernanda. Sugiro ler a lista de ingredientes do Clight até o final, pois ela vai muuuito além de um “pó cheio de corante” como você mencionou.

  19. Fernanda says:

    Tens que observar o seguinte:
    este tipo de “alimento” contém não só um inofensivo corante, porém um corante associado ao câncer.
    Ou seja…
    Não se está falando de uma dieta. Existem alimentos que podem causar outros tipos de doenças independentemente da quantidade de calorias (vide a querida carambola que pode causar insuficiência renal).
    E se tu é do time que acha que arroz branco vai te matar sugiro dar mais uma estuda em nutrição (monossacarídeos e carboidratos complexos), saiba que os carboidratos devem estar presentes em todas as refeições para uma alimentação correta.
    Alimentação saudável não é sinônimo de restrição e sim de balanceamento.
    Claro que devemos evitar bebidas alcoólicas, gorduras saturadas dentre outras coisas.
    Mas não me venha dizer que corantes e conservantes não fazem mal, ok?
    E mais uma informação sobre a pizza:
    Se ela for feita com molho natural (e farinha integral em sua composição) e nas devidas proporções (sal, açúcar, tipo de queijo) ela é sim um alimento completo e dependendo até funcional. Ela contém antioxidantes, dependendo da farinha fibras, gordura monossaturada (no caso de usar azeite de oliva) e proteína! O que interessa é o tipo de pizza e a quantidade, obviamente.

  20. Tina says:

    Fechar o zipper é fechar a boca. Não faz mal nenhum beber pouco do clight, de café, comer chocolate. O que tem que fazer é comer pouco, um pouco de tudo. Menos é mais.

  21. Jackson says:

    Sem falar que em geral a Maltodextrina, principal ingrediente do suco, é feita de milho e em geral, o milho é transgênico. Portanto além de não tomar quase nada de bom, tomamos uma quantidade significativa de transgênicos. Veneno na cara dura! FUJA LOCO!

    • Rubens says:

      Quanto medo de transgenico, quando nao existe nada de comprovado contra esse tipo de alimento… Eu consumo batata frita transgenica sem medo.

      • Jackson says:

        Convido a todos a não terem medo de nada sendo conscientes daquilo que colocam na boca. Eu não tenho medo de transgênicos, também não tenho medo de estudar e aprender a encontrar comida limpa, sem risco de contaminação nem coisas adicionadas que não são comida e não oferecem benefício algum a mim, ainda gerando mal a muita gente e a muita terra e outros seres. Eu pago pra comer, não to ganhando nada de favor, portanto escolho com cuidado o que compro, pois nosso dinheiro acaba no bolso de alguém, e eu não vou patrocinar nenhuma monsanto por ignorância. Mas infelizmente, quem gosta de comer transgênico que coma, se quiser ter filhos recomendo que não. Comer é ato político, 1 voto a cada dois anos, 3 refeições por dia. Eu voto consciente, nos produtores ecológicos de comida. Não perco nada com isso, ainda ajudo você a ter um ar mais puro pra respirar, porque não patrocino lavouras que pulverizam venenos no ar na água e na terra.

  22. Rafael S. says:

    Que sensacionalismo de m#$%, não um suco que te faz gordo ou te mata. Povo sem informação ou recebendo informação errônea é foda! vão estudar ao invés de ficar dando ibope pra blog sem noção. ¬¬’

    • Fernanda says:

      Gente! Em que escola vocês estudaram pra nunca matricular meus filhos lá! Leiam o texto com atenção!

      Não se trata de ficar gordo ou não, muito menos de algo sensacionalista!
      Em resumo o texto fala sobre trocar um alimento bom para a saúde que contribua nutricionalmente como os sucos NATURAIS por um “alimento” que não contribui em nada e ainda é cheio de aditivos. É a simples análise de um desses produtos que prometem se passar por naturais e saudáveis e estão bem longe disso.
      Parece que “ficar gordo” é a única coisa que importa para as pessoas, mas numa alimentação equilibrada devemos lembrar que aditivos (corantes, estabilizantes, conservantes…) fazem mal a saúde sim!
      Não é a quantidade de calorias que importa e sim o valor nutricional que aquele alimento agrega.

      Aprendam a ler e a interpretar, por favor.

  23. Vini Martins says:

    menos né galera, até fisiculturista toma clight
    o mais legal é ver pessoas que fazem dietas da moda com medo de 0,5g de carboidrato!
    Sejam mais racionais, olhem suas dietas e percebam o quanto de carbo vc ingere!
    0,5g de carbo em 100ml !!!!!
    é necessário beber quase 4 LITROS de clight para equivaler a UMA FATIA de pão integral!!!

    • Carolina Silva (Fechando o Zíper) Carolina Silva (Fechando o Zíper) says:

      Oi Vini,

      O objetivo desse post é para diferenciar os REFRESCOS de SUCOS, o que percebemos ser motivo de confusão por muitos pacientes e leitores. Além disso, é para despertar o senso crítico na hora de ler as informações das embalagens.

      A questão da quantidade de carboidrato desse produto é irrelevante, o importante é atentar para o fato de possuir apenas 1% de fruta e uma quantidade imensa de aditivos alimentares desnecessários.

      • Vini Martins says:

        Nem vou entrar na discussão de aditivos, corantes e blá blá blá…
        São quantidades tão irrelevantes para o consumo médio diário.
        Peguei uma parte do texto do nutricionista Rodolfo Peres que me encaixa certo com esse assunto…

        ”Por falar em brincadeira, para vocês terem ideia, existem artigos científicos que relacionam o uso de papel higiênico ao câncer de ânus. De acordo com essa lógica, para ser 100% salutar, devemos eliminar da nossa alimentação todo e qualquer tipo de agrotóxico, evitar carnes com antibióticos, não fumar, não ingerir bebidas alcoólicas, viver em uma cidade sem poluição, trabalhar pouco, não se estressar, NÃO TOMAR CASEÍNA, não…bem, acho que entendem o que quero dizer. ”

        Clight não é nenhuma cilada, se atentem a todos outros alimentos que ingerem diariamente antes de demonizar outros….

        Texto completo do Nutricionista Rodolfo Peres

        http://rodolfoperes.com.br/blog/1884/caseina—a-polemica-da-vez.aspx

  24. jak says:

    Olá, sou atleta e a tempos uso o Clight em minhas prparações, estou com meus exames em dia e nunca tive alteraçoes por causa do uso dele, sou saudavel, adoro o produto! E me ajuda muito em minhas restrições alimentares, ele é o suco com MENORES taixas de sodio no mercado! Fale sério… Por que nao fazem um “estudo” sobre os sazons,Tabletes de tempeiro, amaciantes de carne, tempeiros prontos do mercado, e falem sobre CADA ingrediente ta?
    Tudo em exageiro faz mal, o clight,tem esses ingredientas a cima? Tem sim, mais em quantidades insignificantes comparados ao turbilhao de INDUSTRIALIZADOS! CONGELADOS,AÇUCARADOS E ENGORDURADOS que a sociedade de hoje consome! Fica a dica…

    • Vini Martins says:

      é sempre bom ver depoimento de pessoas sensatas e que não tem medo do bicho papão chamado Clight!

    • Carolina Silva (Fechando o Zíper) Carolina Silva (Fechando o Zíper) says:

      Oi Jak, concordamos com você. Tudo depende da quantidade e da frequência de consumo. Assim como do estado de saúde de cada um.

      O nosso objetivo aqui no site é auxiliar no entendimento da rotulagem nutricional e, consequentemente, estimular a reflexão para o consumidor saber se o que está consumindo está de acordo com as suas expectativas.

      Se você acompanha o nosso trabalho, sabe que já escrevemos posts sobre os assuntos sugeridos, além de avaliarmos individualmente cada produto enviado pelos leitores para auxiliar nesse sentido ;)

  25. walderez maisto says:

    gostei do texto. acho sim que devemos ler e criticar todas as informações dos produtos, mas o que quero mesmo é saber se sendo diabática posso tomar clight. sou diabética tipo 2, o que quer dizer que não tomo insulina, mas o médico me recomendou nenhum açucar, nada de sucos por causa da quantidade de frutas utilizadas para um copo e eu detesto água a não ser com gas. ela me deixa pesada e enjoada. uso cada clight dividido em 2 litros, o que quer dizer, só com 1 gostinho leve pra enganar. vai ser prejudicial? por favor se possivel me informem e vou ficar muito grata.

    • fechandoziper says:

      Oi Walderez, sugerimos que consulte um profissional, pois somente feita uma anamnese completa para entender o seu caso é que se pode responder ao seu questionamento.

      Abraço,
      Carolina

  26. Mirela says:

    Muito bons os artigos e análises, só tomem cuidado em dois aspectos: beber líquidos durante as refeições não é bom e sucos de frutas são a melhor opção sempre mas é preciso ter certeza da origem da fruta, muitas delas são contaminadas por agrotóxicos. Até mesmo frutas vendidas como sem agrotóxicos possuem contaminação, muitas vezes originadas do solo contaminado e que o próprio produtor desconhece (muitos elementos cancerígenos permanecem no solo por anos e podem ser levados pela ação da chuva para pontos diversos). Mesmo a água é preciso atenção, hoje em dia se consome muita água industrializada mas que contem muito sódio.

  27. cristina says:

    Gostaria de saber qual a melhor água para consumir visando saúde e perda de peso.
    obrigada

  28. Shelen says:

    Oi! Vocês poderiam fazer uma resenha sobre suco de uva Sufresh sem adição de açúcar e o sem conservantes?

    • Carolina C. C. C. Silva Carolina C. C. C. Silva says:

      Claro, Shelen! Com o maior prazer, mas para isso pedimos que nos ajude mandando as fotos do suco que deseja ver avaliado. É só seguir as instruções desse link ;)

  29. Cristiano says:

    Oi…
    Segundo a embalagem um pacotinha faz um litro de suco. No meu caso eu faço dois litros.
    Será que isso diminui os malefícios desse produto ou o ideal é zerar o consumo?
    O ruim é que é complicado fazer suco natural todo santo dia e água nas refeições, argh, rsrsrs.

    Abraço.

    • Carolina C. C. C. Silva Carolina C. C. C. Silva says:

      Oi Cristiano, tudo depende da quantidade e da frequencia consumida. Se faz dois litros e bebe os dois litros, ingere a mesma quantidade de aditivos ;)

      • Karen says:

        Eu faço 1 Litro todo dia pq detesto água. A pergunta é: engorda? Pq ajudar a fazer xixi, ajuda rs

        • Carolina C. C. C. Silva Carolina C. C. C. Silva says:

          Oi Karen, nesse caso a nossa preocupação não é engordar ;) e sim, com a quantidade imensa de aditivos alimentares que vem junto. Um refresco desses não será causa para engordar…

  30. Paulo says:

    Boa tarde, eu não entendo pq os nutricionistas Brasileiros tem essa falha em achar q aspartame e corante é tão prejudicial a saúde, acaba botando suco em 3 ou 4 refeições de um paciente que tem um objetivo de baixar o peso, sabendo q á frutose se for consumida em grande quantidade atrapalha muito. Não existem relatos de mortes por aspartame. Conservantes estão presentes em 70% dos alimentos no Brasil. Fora do Brasil á metodologia dos nutricionistas é muito diferente da nossa, ninguém vai ficar gordo ou com câncer por causa desse suco em pó, é uma ótima opção pra diminuir o consumo de frutose em uma dieta. Falo aos meus pacientes se for possível consumir alimentos sem líquidos melhor ainda, mas procuro diminuir ao máximo o consumo de frutose em uma dieta de redução de peso.

    • Carolina C. C. C. Silva Carolina C. C. C. Silva says:

      Oi Paulo, concordamos com você em relação à frutose em grande quantidade. Por isso que, quando se trata de Nutrição, a palavra chave é equilíbrio: quantidade e frequência são fundamentais. O mesmo ocorre para aditivos alimentares, mas há sim estudos indicando câncer com o aspartame. Como isso é dúvida de mais leitores, no novo Fechando o Zíper, estamos trabalhando para esclarecer questões como essas no nosso glossário. Lá você encontra as referências bibliográficas. Um abraço!

Leave a reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>