Vale a pena consumir o achocolatado em pó LIGHT ao invés do TRADICIONAL?

Publicado em 15 de outubro de 2012
 

Todo mundo aqui já cresceu, mas temos a certeza de que boa parte de vocês ainda não resiste ao clássico leite com achocolatado de vez em quando!

Existem aqueles que deixam o leite beeem clarinho, outros já chutam o balde e não tomam o leite antes de 2 colheradas carregadas do delicioso achocolatado…

Qual você costuma tomar? O TRADICIONAL? Quando faz aquela dietinha escolhe o DIET ou LIGHT?

Será que existe mesmo uma grande diferença entre eles? Ou você está trocando gato por lebre?

Comparamos alguns produtos existentes no mercado para mostrar pra vocês que a decisão nem sempre é tão fácil assim:

  • As versões “tradicional” e “light” do achocolatado NESCAU® possuem como ingrediente principal o AÇÚCAR, sendo o primeiríssimo a aparecer na lista.
  • As quantidade de calorias dos 3 produtos são semelhantes! Não era o que você esperava de um alimento LIGHT ou DIET, certo?
  • O achocolatado diet da marca GOLD apresenta a maior quantidade de gorduras totais (1,33 g) e é o único que possui gorduras saturadas (0,66g).
  • Maior quantidade de fibras nas versões NESCAU® Light e GOLD.
  • A quantidade de sódio é pequena nos 3 produtos.
  • Todas as versões são adicionadas de diversas vitaminas e minerais. Devemos destacar a quantidade de cálcio e de ferro na versão NESCAU® Light.

Temos a tendência de achar que os alimentos LIGHT e DIET são menos calóricos e que, o uso desses produtos, irá contribuir para a nossa perda de peso. Entretanto, para compensar a redução do açúcar, a indústria alimentícia às vezes aumenta a quantidade de outros ingredientes para melhorar o sabor e isso acaba aumentando as calorias. Você conhece a diferença entre esses dois termos?

No caso do Achocolatado GOLD Diet não há o ingrediente “açúcar” descrito no rótulo. No entanto, existe o seguinte aviso: “Diabéticos: contém glicose e maltose naturalmente existentes no cacau e na maltodextrina”. Então, fique de olho no rótulo!!

Na embalagem do Nescau® light, é informado que existe uma redução de 30% nas calorias do produto. No entanto, eles comparam 20 g de achocolatado tradicional com 9,5 g de achocolatado light. Ou seja, você poderia utilizar 1 colher de sopa de achocolatado tradicional que teria aproximadamente as mesmas calorias. Vale a pena comprar o light?

PRINCIPAIS CUIDADOS AO TOMAR O SEU ACHOCOLATADO:

1. Padronizamos as quantidades dos produtos para 20 g na hora de fazermos a comparação. Acontece que, quando você olha os rótulos, somente o NESCAU® tradicional apresenta a tabela nutricional com essa quantidade (equivalendo a 2 colheres de sopa). O NESCAU® light e o GOLD traziam as informações em 9,5 g (1 colher de sopa) e 9,0 g (2 colheres de sopa), respectivamente. Sendo assim, olhe primeiro a quantidade da PORÇÃO para não se iludir com os valores da tabela. 

2. Lembre-se que nem sempre você coloca exatamente a quantidade de achocolatado que está descrita na embalagem.  Se você gosta de caprichar nas colheradas, o seu lanche pode virar uma verdadeira bomba calórica

3. O tipo de leite também interfere no resultado final…Essa escolha vai interferir na quantidade de calorias e de gorduras da sua bebida. Prefira sempre o leite desnatado.

4. Fique de olho no tipo de adoçante utilizado! Na nossa comparação, as versões NESCAU® light e  GOLD possuem acessulfame de potássio e ciclamato de sódio, sendo que o GOLD ainda apresenta aspartame e sacarina sódica. Todos esses edulcorantes são artificiais e sabemos que o bom é não exagerar!

Qual é a sua opinião com relação aos achocolatados do mercado??

Se colocássemos uma menor quantidade do achocolatado normal ao invés de utilizarmos a versão light, o gosto da bebida ficaria muito alterado?

Deixe o seu comentário! :)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 
  • 16 de outubro de 2012 at 00:02

    adorei a materia, pois sempre tive essa dúvida, só que também gostaria de saber sobre o Toddy light (pois aqui em casa sempre compramos ou o Nescau light ou o Toddy light – que é o mais gostoso dos dois na minha opnião)…

    Responder

    • 17 de outubro de 2012 at 20:40

      Obrigada, Juliana!
      Se passarmos a quantidade para 20g, a informação nutricional do Toddy Light se assemelha muito com o Nescau Tradicional, até mesmo nas calorias (74 Kcal). Ainda possui um pouco mais de sódio do que todos os outros (50mg).
      Quanto aos ingredientes, possui também os adoçantes acessulfame de potássio e ciclamato de sódio, assim como o Nescau Light, além do ingrediente principal ser o açúcar.
      Ou seja, esses achocolatados são muito parecidos e não devemos nos iludir com a palavra “light”….
      Agradecemos a sua opinião!

      Responder

      • Vanessa Garcia
        27 de agosto de 2013 at 15:23

        Hoje fui comprar um achocolatado e comparei o Nesceu Light, o Toddynho Light e o Taeq Light, eu tomei cuidado ao ver as medidas porque o Nescau Light e o Taeq mostravam uma colher enquanto o Toddynho mostrava duas.

        Pelo que vi achei o Nescau Light o mais interessante, ele é zero de sódio, menos calorias (minimas, mas menor) e tem algumas vitaminas.

        Dos males achei o menor.

        Responder

  • 16 de outubro de 2012 at 11:02

    Tô chocada!
    Acho tão injusto essas tabelas feitas cada um com uma porção diferente!
    Só pra confundir a gente!
    As quantidades deveriam ser todas padronizadas pra cada tipo de alimento!
    Mas mesmo assim, muito obrigada por mais essa explicação!
    Bjssss

    Responder

    • 18 de outubro de 2012 at 11:58

      Realmente Aline, devemos sempre estar antenados!
      Existe uma legislação da ANVISA (RDC nº 359) que regulamenta as porções dos rótulos. Nela, diz que “Achocolatado em pó, pós com base de cacau, chocolate em pó e cacau em pó” devem ser apresentados na porção de 20g, referente à 2 colheres de sopa.
      Não entendemos também o motivo dos produtos light estarem em menos gramas, mas vamos tentar averiguar o motivo com as empresas e daremos um retorno se recebermos uma resposta!

      Responder

      • Anônimo
        10 de dezembro de 2012 at 15:10

        E a comparação do nescau light com o toddy light?

        Responder

      • Bruna
        14 de abril de 2013 at 11:02

        Vou falar pelo Gold, que é o que consumo. Nele, realmente 9g correspondem a 2 colheres de sopa, já que ele é muito leve. Se vc pega um potinho de Gold, parece que ele está vazio…o peso dele é muito baixo. Portanto, os valores do rótulo não correspondem a 20g, mas correspondem a 2 colheres de sopa.

        Responder

        • fechandoziper
          15 de abril de 2013 at 23:05

          Obrigada pelo comentário, Bruna!

          O Gold pelo menos utilizou 2 colheres de sopa, por mais que o valor em gramas seja menor.

          Infelizmente, o Nescau light utilizou apenas 1 colher de sopa (9,5 g) na comparação… 2 colheres seriam praticamente as mesmas 20 g do Nescau tradicional.

          Responder

    • 14 de maio de 2013 at 16:11

      Realmente tem que ficar muito ligado nas coisas, senão…

      Responder

  • Line
    21 de fevereiro de 2013 at 22:05

    Eu uso Toddy Light por que gosto mais do que o normal, é mais amarguinho.
    Não se quanto ao Nescau, mas com relação aos Toddy’s uma colher do light é suficiente num copo de leite (pelo menos pra mim) e do tradicional preciso de duas colheres, senão é só açúcar e nada de gosto de chocolate.

    Responder

  • Flávia Miranda
    23 de maio de 2013 at 12:11

    Ótimo post! Grata pela informação.

    Responder

  • vanessa
    23 de maio de 2013 at 20:32

    O achocolatado light fica bom (deve ser feito) com 1 colher, enquanto o comum precisa de 2. Isso está no rótulo.

    Responder

  • Ana Luísa Santos Böes
    23 de maio de 2013 at 22:33

    Minha nutricionista me indicou utilizar cacau em pó com stévia ou linea. E dá para usar só o cacau em pó. Em pequena quantidade, fica ótimo.

    Responder

  • larissa
    4 de julho de 2013 at 17:23

    boa tarde, posso usar cacau em pó (60%) e adoçar com 1 colher de chá de açúcar mascavo ou demerara? (com leite desnatado). Acho que o único inconveniente é que o cacau não dissolve no leite. Mas se aquecer melhora. rss

    Responder

    • fechandoziper
      6 de julho de 2013 at 19:18

      Oi Larissa, a princípio nos parece uma melhor opção! Se quiser, pode nos mandar as fotos do cacau em pó (60%) que utiliza para tirarmos a teima 😉

      Responder

    • Clarissa
      23 de outubro de 2014 at 14:58

      Eu também uso o cacau em pó (meia colher de chá dá para uma canecona de leite!) com algumas gotas de sucralose.
      Uso a marca Apti:
      86 calorias por 20 gramas (que é uma colher de sopa, lembrando que eu não uso tudo isso)
      3,2 gramas de gordura
      10 gramas de carboidratos
      4,9 gramas de proteínas
      Pelas minhas contas acaba sendo bem menos calórico do que usar achocolatado, porque o sabor do cacau é bem concentrado, e dá para usar bem menos.

      Responder

  • 5 de agosto de 2013 at 21:45

    olá, adorei a matéria. Gostaria de saber qual o melhor então? não comprei nenhum destes ainda,pois vou começar agora uma dieta pq meu colesterol ta alto, e a nutricionista recomendou consumo de pouco açucar. bjs

    Responder

  • Vivian
    28 de agosto de 2013 at 15:56

    Posso dar toddy light para minha filha de 3 anos e sete meses ?

    Responder

    • fechandoziper
      2 de setembro de 2013 at 09:37

      Oi Vivian, não analisamos ainda o Toddy Light no site. Faremos a avaliação com o maior prazer, mas você pode nos ajudar? Precisamos que mande as fotos dele para o nosso email, pode ser? Nesse LINK você encontra todas as instruções.

      Responder

  • Eveline
    3 de abril de 2014 at 23:11

    Estou pesquisando sobre achocolatadis e encontrei este blog. Eu usava até hoje o toddy light. Só que as últimas unidades que comprei neste ano, notei que o achocolatado está vindo diferente, mais fino, mais escuro e muito mais doce. Tentei entrar em contato com o SAC da pespsico, mas o telefone não está habilitado, está fora do ar o serviço. Não sei o que fazer, pois acho o Nescsu light também muito doce.

    Responder

    • Samantha Peixoto (Fechando o Zíper)
      Samantha Peixoto (Fechando o Zíper)
      9 de abril de 2014 at 17:37

      Oi Eveline! Pois é, apesar de serem light eles ainda possuem grandes quantidades de açúcar. No Toddy Light o açúcar é o ingrediente em maior quantidade e eles ainda adicionam adoçante. A dica é utilizar cacau e assim controlar a quantidade de açúcar adicionada ou procure por um achocolatado que tenha o “cacau em pó” no primeiro lugar da lista ao invés do açúcar.

      Responder

  • laudiceia
    12 de maio de 2014 at 12:43

    Comprei Nescau light para meu filho de oito anos que tem colesterol alto, acreditando estar contribuindo para sua melhora, seu custo foi praticamente o dobro do nescau comum.

    Acho muito séria esta questão, e acabamos nos sentindo enganados pelos fabricantes e pior, colocando a saude de uma pessoa em risco. Gostei muito da materia e pretendo comparar bem antes de comprar qualquer produto a partir de agora. Obrigada pela informação.

    Responder

    • Samantha Peixoto (Fechando o Zíper)
      Samantha Peixoto (Fechando o Zíper)
      13 de maio de 2014 at 23:25

      De nada, Laudiceia! Realmente é importante comparar para não comprar gato por lebre…. No caso dos produtos light, tem que ver exatamente qual o nutriente que está em quantidade reduzida. Caso contrário, você pode estar consumindo (ou oferecendo para o seu filho) um produto cujo objetivo é diferente do seu.

      Responder

  • silvania
    26 de junho de 2014 at 22:11

    o medico indicou pra minha filha nescau, laight não sei o que fazer ,pos e para reduzir taxa de açúcar que esta um pouco alta

    Responder

  • silvania
    26 de junho de 2014 at 22:14

    não sei se uma boa opção já que os dois tipos de nescau contem açúcar fiquei preocupada depois dessa materia

    Responder

    • Samantha Peixoto (Fechando o Zíper)
      Samantha Peixoto (Fechando o Zíper)
      14 de julho de 2014 at 00:51

      Se ela tem que controlar o açúcar, você deve cuidar a oferta de Nescau! Procure um nutricionista para orientá-la, ok? Abraços!

      Responder

  • Aline
    10 de julho de 2014 at 15:24

    Vcs arrasaram!

    Como sempre!!!

    Parabéns!!!

    Adoroooooooooooooooo ♥ ♥ ♥

    Responder

  • Ana
    22 de julho de 2014 at 10:24

    A nutricionista da minha filha me pediu para comprar o achocolatado linea ou gold… Disse que o nescau light e o tofu light nao sao indicados para quem quer emagrecer…

    Responder

  • Cíntia
    17 de janeiro de 2015 at 13:15

    Costumo usar o mescau Light e vale muito apena, porque uma colher pequena já é mais que o suficiente para deixar o leite delicioso e escuro e sem aquele sabor de açúcar carregado. Não consigo mais usar o achocolatado normal, o Light é muito melhor e rende muito (o dobro)!!!

    Responder

  • Lena
    8 de fevereiro de 2015 at 13:49

    Comprei o Achocolatado Gold Diet e vendo esta reportagem decidi avaliar o rótulo novamente(o que eu já tinha feito no supermercado). Os dados apresentados acima NÃO BATEM com o rótulo no produto. Ou a empresa mudou consideravelmente a fórmula ou as informações acima vieram de uma outra fonte mais confiável…

    Responder

    • Carolina C. C. C. Silva
      Carolina C. C. C. Silva
      9 de fevereiro de 2015 at 23:59

      Oi Lena, na tabela que fizemos colocamos todos os produtos em 20 g a fim de podermos comparar as informações nutricionais. Acredito que seja isso que não está batendo 😉

      Responder

  • André
    16 de abril de 2015 at 01:27

    Devemos levar em consideração que a gordura encontrada no gold é proveniente da concentração de cacau no produto, e também é uma gordura saudavel para o organismo. Sem contar que uma colher do GOLD na prática, adoça bem mais que os outros produtos. Sendo assim, seu uso na prática a logo prazo pode ser sim melhor.

    Responder

  • Marina
    19 de abril de 2015 at 17:53

    Gente…minha médica me receitou esse gold mas.eu.acabei comprando o achocolatado Linea zero açúcar pq não achei o gold. 1 colher de sopa dele tem 30 calorias..mas eu.não uso tudo isso..uso uma colher de sobremesa. Eh uma delícia! Tem mais gosto de chocolate mesmo…os nescau da vida só tem gosto de açúcar….

    Responder

  • Lucimara
    20 de julho de 2015 at 15:16

    Então seria melhor fazer uso do cacau 100% e adoçar com adoçante para um caso de dieta de emagrecimento?

    Responder

  • Ana
    20 de agosto de 2015 at 20:48

    Onde você viu essas gorduras no gold? Consumo ele e nunca tinha reparado e quando fui olhar ‘não possui quantidade de gorduras significantes…’ ou seja não tem no rótulo.

    Responder

    • Samantha | Fechando o Zíper
      Samantha | Fechando o Zíper
      24 de agosto de 2015 at 02:45

      Oi, Ana!

      Esse post é de 2012. Mas, em 2013 avaliamos esse mesmo achocolatado.
      Vimos que a quantidade de gorduras diminuiu, mas ele ainda apresentava gorduras totais e saturadas.
      Confira a avaliação aqui: Achocolatado em Pó Diet Gold
      Se achares informações diferentes no rótulo é só enviar as fotos que atualizaremos o cadastro do produto, ok?

      Abraços!

      Responder

Deixe uma Resposta