Yakult® x Actimel®: você está por dentro dos leites fermentados?

Publicado em 15 de fevereiro de 2013
 

Ficar com desconforto intestinal acaba com a alegria de qualquer um, não é mesmo?

Com a promessa de ajudar a eliminar esse problema, vários produtos trazem componentes que auxiliam na saúde do intestino.

Hoje vamos comparar os rótulos de dois leites fermentados do mercado: Yakult® e Actimel®. Essa ideia surgiu depois de percebermos que a propaganda do Actimel® tem sido bastante divulgada nos meios de comunicação, como o Youtube. Então, vamos ver quais são suas semelhanças e diferenças e descobrir se vale a pena consumi-los.

O que é o leite fermentado?

Entende-se por LEITES FERMENTADOS produtos adicionados ou não de outras substâncias alimentícias, obtidas por coagulação e diminuição do pH do leite, ou reconstituído, adicionado ou não de outros produtos lácteos, por fermentação láctica mediante ação de cultivos de microorganismos específicos. Estes microorganismos específicos devem ser viáveis, ativos e abundantes no produto final durante seu prazo de validade.*

YAKULT®

Informações do site: “O leite fermentado Yakult® é um alimento à base deyakult leite desnatado, fermentado por lactobacilos selecionados, os exclusivos probióticos Lactobacillus casei shirota, que resistem como nenhum outro à acidez do estômago e chegam vivos em maior quantidade ao intestino, para auxiliar na regularização das funções intestinais e na proteção do sistema digestório. A ingestão regular desse lactobacilo, juntamente com uma alimentação correta, contribui para uma vida muito mais saudável.”

ACTIMEL®

actimel

Esse leite fermentado é um produto da Danone®. Ele não contém mel, apesar do nome sugestivo! Segundo o site, seu nome é originário do idioma Flamengo falado na Bélgica, onde “Actieve melk” significa leite ativo. É um leite fermentado com o Lactobacillus c. defensis, probiótico exclusivo da Danone®, que chega vivo à flora intestinal.

Confira o comercial:

Please enter the url to a YouTube video.

Só por terem esse nome, eles devem chegar vivos ao intestino, caso contrário não conseguiriam fazer o seu devido trabalho. Então é óbvio que as marcas querem vender seus peixes com seus “bichinhos exclusivos”, que estão destinados a ajudar a microbiota intestinal que está naturalmente presente no nosso organismo. Quer saber mais sobre PROBIÓTICOS? Já falamos no post sobre o Iogurte Piá® Essence (clique AQUI para conferir).

Melhor nós mesmos darmos uma olhada nas informações nutricionais e nos ingredientes, não é mesmo?

informação nutricional actimel yakult tradicional

informação nutricional actimel yakult tradicional

Obs: A embalagem do Yakult® é encontrada em 80g, mas transformamos para 100g a fim de facilitarmos a comparação.

GORDURAS: O leite fermentado Yakult® não possui gorduras totais nem saturadas. Já o Actimel® as apresenta na versão tradicionalFora do país, já podemos encontrar a versão com 0,1% de gordura. Será que essa novidade aparecerá por aqui?? Também ouvimos falar da versão ZERO, mas não a encontramos no supermercado até então.

CÁLCIO: O Actimel® apresenta uma maior quantidade (10% do valor diário de referência em relação à uma dieta de 2.000 Kcal).

VITAMINA C: O Actimel® tem 15% do valor diário de referência. Melhor apostarmos em um suco de laranja para garantirmos uma quantidade mais significativa dessa vitamina. Já o Yakult® não apresenta nadinha! Segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos, 100 ml de suco de laranja contém 73,3 mg, o que já atingiria a recomendação.

Agora vamos dar aquela olhada nos ingredientes:

ingredientes actimel yakult

  1. O Yakult® utiliza leite desnatado, já o Actimel® um leite parcialmente desnatado, além de leite em pó. Isso explica a maior quantidade de gordura no Actimel® e de cálcio, por ter o leite em pó a mais. 
  2. Ambos apresentam açúcar: açúcar líquido e dextrose no Actimel®; e açúcar e glicose no Yakult®. Portanto, diabéticos podem passar longe!
  3. Estamos analisando a versão Tradicional do Actimel®, mas se dermos uma olhadinha nas versões com sabores de frutas, como “Morango”, encontraremos ainda os seguintes ingredientes: “preparado de morango (água, polpa de morango, açúcar, amido modificado, corante natural carmim, aromatizantes, acidulante ácido cítrico e espessante goma xantana)”. Ou seja, mais açúcar e outras coisitas que não queremos. Apesar disso, a tabela nutricional é muito semelhante à versão Tradicional. Portanto, opte pelo Tradicional.

Classificação do Fechando o Ziper: Fique Esperto!

Preferimos o Yakult®. O difícil é ficar em 1 unidade, né? Fora que, sozinho, ele não faz milagre. Mantenha sempre uma alimentação saudável, rica em frutas e verduras, além da prática de atividade física e da ingestão de muita água diariamente. Não confie somente nesses produtos, como se fossem a solução mágica para os seus problemas!

E você, costuma consumir esse tipo de alimento??

Fonte: *INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 46, DE 23 DE OUTUBRO DE 2007.

Quer ler sobre iogurtes?

Você sabe a diferença entre iogurte e bebida láctea?

Afinal, o que tem de tão especial no Iogurte Grego?

Mesma marca, diversos produtos: saiba como ter senso crítico ao escolher um iogurte.

comentários
 
Deixe uma resposta »

 
  • Livia Di Bartolomeo
    15 de fevereiro de 2013 at 15:16

    Já ouvi dizer que o Yakult também ajuda a combater candidíase e vaginose porque regula a nossa flora. Seria verdade? Ou papo furado?
    Mas gostei demais da avaliação de vocês. Apesar que um potinho apenas de yakult equivale a dois goles rs

    Responder

    • 15 de fevereiro de 2013 at 15:27

      Oi Lívia,
      A candidíase é causada por um fungo e se manifesta quando nosso sistema imunológico tem alguma recaída e a vaginose é um corrimento causado por bactérias.
      Não sabemos de nenhum estudo que COMPROVE que o Yakult por si só ajude a combater essas manifestações. O que se sabe é que o uso de lactobacilos ajuda a saúde de forma geral, assim como manter uma alimentação saudável e a prática de atividade física, pra evitar essas recaídas. 😉

      Responder

    • Fernanda Soares
      25 de junho de 2013 at 11:50

      Livia, sou estudante de medicina e aprendi que a microbiota (flora é um termo incorreto atualmente) vaginal é sim adquirida pela microbiota intestinal. O beneficio dos lactobacilos se deve a uma competição por receptores entre o lactobacilos e bacterias prejudiciais na vagina. Então, se tu tens a tua microbiota vaginal bem estabelecida, vais estar menos propicia a infecçoes principalmente bacterianas. Porém o lactobacilo tem sim o mesmo receptor que o fungo causador da candida (e também da bacteria gardnerella).

      Bom comentar que essa reposição da microbiota vaginal é diária e requer a ingestão também diaria do lactobacilo. É bom também dizer que sabonetes íntimos não ajudam a manter a flora e podem “atrapalhar” o teu desenvolvimento. Espero ter te ajudado =) Beijinho!

      Responder

  • 15 de fevereiro de 2013 at 19:52

    nunca gostei de yakult, portanto não pretendo provar/comer/tomar prditos semelhantes. prefiro iogurtes com a proposta de balancear a flora instestinal (como o piá essence, por exemplo)! Além da ideia de ter “bichinhos” vivo do produto não me agradar… enfim, excelente post! :)

    Responder

    • Fernanda Soares
      25 de junho de 2013 at 11:53

      Alice, tenta dar uma olhada no meu comentario acima! O activia, por exemplo, que acho que é parecido com o pia essence, tem bifidum bacteria, que além de regular teu intestino, te protege de várias doenças :) 90% do teu corpo são bactérias vivas que te ajudam de maneiras que tu nem imagina! =) esses bichinhos vivos são estranhos, mas são extremamente positivas 😉

      Responder

  • Vanessa
    16 de fevereiro de 2013 at 13:57

    Oi…
    Muito bom o post…

    Para quem é intolerante a Lactose, algum deles faz ” menos” mal?

    Grata
    :)

    Responder

    • 17 de fevereiro de 2013 at 19:18

      Oi Vanessa,
      Geralmente quem é intolerante à lactose tem o seu limite próprio para o consumo sem ter algum tipo de problema.
      O Actimel possui o leite em pó a mais nos ingredientes, se compararmos com o Yakult. Mas isso não quer dizer que ambos não possam causar efeitos gastrintestinais, por isso o importante é sempre consultar um nutricionista, que fará um plano alimentar personalizado conforme o paciente.

      Responder

  • Amália Lino
    18 de fevereiro de 2013 at 10:02

    Muito bom!

    Eu estava tomando actmel por conta da propaganda e pelo bombardeamento em revistas que precisamos de probioticos. Conversando com a nutri ela pediu para cortar exatamente por conter muito açúcar, mas para frente ela incluirá outro tipo de probiotico na dieta.

    Parabéns pelo blog

    Responder

    • Patricia
      16 de junho de 2014 at 10:02

      Não precisa excluir o produto da dieta só por causa do açúcar. Pra resolver isso é simples: Faça seu próprio actimel em casa. Misture 2 potinhos em 1 litro de leite aquecido (35-40 graus) em um recipiente de vidro esterilizado e deixe fermentar de um dia para outro em temperatura ambiente (de preferência num local mais escuro que não seja frio. Ex. dentro do forno… desligado é claro..rs). O processo de fermentação consome o açúcar do produto e a lactose do leite. Resultado: Um delicioso Actimel caseiro sem essas porcarias de aditivos industriais e sem açúcar e você pode ainda adicionar frutas pra fazer um delicioso Smoothie. O processo é o mesmo da produção caseira de iogurte. Procurem na internet/youtube, tem vários tutoriais.
      Abraços,

      Responder

  • victoria
    19 de fevereiro de 2013 at 16:46

    eu já provei a versão zero do actmel! é realmente boa e com 28kcal, mas ficou no mercado por apenas 3 meses!!!

    Responder

  • 20 de fevereiro de 2013 at 10:05

    e o Yakult 40? Minha Nutricionista disse que é mais eficaz para regular o intestino….

    Responder

    • 22 de fevereiro de 2013 at 23:45

      Oi Fernanda,
      A principal diferença entre o Yakult tradicional e o Yakult 40 é a quantidade de lactobacilos. No Yakult 40 há 40 bilhões de lactobacilos (segundo o site da empresa), mas não encontramos quantos existem no tradicional. Não sabemos de nenhum estudo que tenha verificado a veracidade dessa informação, vai que é mais uma estratégia de marketing, né? Temos que ficar de olho!

      Responder

  • Camila
    11 de abril de 2013 at 22:00

    Olá! Qual é o tipo de sal de cálcio que é usado em ambos os produtos?Pois os produtos industrializados não utilizam o elemento cálcio e sim os sais de cálcio que possuem diferentes absorções, essa quantidade de cálcio que vem no produto não é 100% absorvida.

    Responder

    • fechandoziper
      12 de abril de 2013 at 00:28

      Oi, Camila!
      Você poderia nos passar as referências que tens com relação às diferentes absorções dos sais de cálcio?
      Infelizmente, as empresas não especificam o sal de cálcio utilizado, somente informam os tipos de leite contidos no produto.

      Responder

  • kamilly
    29 de maio de 2013 at 12:31

    ola, queria so saber se yakult tem corantes e calcio mas presciso desta resposta para sexta-feira obriga!!!!!!!!!!…..

    Responder

  • Leo
    25 de agosto de 2013 at 13:42

    O Yakult normal tem 10 elevada a décima de lactobacilos ou seja, 10 bilhões. Yakult 40, nesse aspécto, ganha 😀

    Responder

  • 30 de setembro de 2013 at 09:00

    Eu realmente adorei tudo escrito nesse site e quero já agradecer e dizer que voltarei para visitar novamente, aguardo novidades.

    Responder

  • Vanessa
    27 de janeiro de 2014 at 12:34

    Bom dia, tomo leite fermentado diariamente, e são muito eficazes, não vivo mais sem, porém estou com a glicemia alta, existe alguma opção diet, ou com menos açúcar? É urgente! Obrigada

    Responder

  • janete
    18 de março de 2014 at 11:04

    quem tem intolerancia a lactose pode tomar yakult???

    Responder

    • Samantha Peixoto (Fechando o Zíper)
      Samantha Peixoto (Fechando o Zíper)
      23 de março de 2014 at 23:07

      Isso depende muito de cada pessoa, Janete. A intolerância a lactose pode ser maior ou menor, tudo depende do organismo de quem está consumindo. O Yakult tem lactose, então algumas pessoas podem não tolerá-lo. Sugiro que consulte um nutricionista para ter certeza se esse tipo de produto se adapta às suas necessidades.

      Responder

  • anonimo
    24 de março de 2014 at 19:44

    Boa noite, adquiri esta porcaria de candidiase no fim de setembro
    de 2013, deste tempo pra ca minha vida virou uma sentença, acredito que devido as diversas vezes q fiquei sem almoçar, jantar e so comendo porcaria, minha imunidade foi pro chao, desde entao fico na net a procura de algo q realmente possa ajudar, este do yakult e novo pra mim, vou testar, tomando e passando, agradeço a dica, nao sei vai ajudar, mas, no meu caso que sou homem, pra melhorar a coceira eu lavei as partes com limao galego, ta sendo um santo remedio, vc pode passar puro mesmo, ou diluido em agua, é muito bom e duradouro, muito obrigado pelo espaço, gostei muito do site, visitarei outras vezes.

    Responder

  • Maria de Lurdes
    1 de julho de 2014 at 17:34

    Eu estou tomando o Kefir, pelo menos não tem açucar, porque bato no liquidificador com fruta (morango) de baixo indice glicemico e adoçante sucralose. Alguém saberia dizer qual a diferença entre o kefir e o yakult? qual é melhor? obrigada.

    Responder

  • Deise
    29 de agosto de 2014 at 16:38

    Quando levanto geralmente em jejum tomava um activia, troquei pelo piá essence, que é 3x mais barato, e no meu ver contem lactobacilos melhores.

    Minha dúvida é a seguinte, posso tomar o piá essence pela manhã, e a tarde um yakult ou actimel? tem problemas se ingerirmos mais de um tipo de probiótico?

    Grata
    Deise

    Responder

    • Carolina Silva (Fechando o Zíper)
      Carolina Silva (Fechando o Zíper)
      31 de agosto de 2014 at 11:50

      Oi Deise, sugerimos que você consulte um nutricionista, pois somente após uma avaliação nutricional completa é que se pode responder ao seu questionamento.

      Um abraço :)

      Responder

Deixe uma Resposta