Geleia Frutas Vermelhas Queensberry 100% Fruit

 
Nota
A-
12/ 14


 


6
Publicado September 2, 2013 por

Recebemos essa sugestão da Andrea, uma colega de profissão ;)

Por favor vcs podem avaliar a geleia?

Essa é uma das melhores geleias analisadas até o momento!

Alegação “Zero adição de açúcar”

Está correta, pois não apresenta açúcar refinado na sua composição e o melhor é que também não apresenta adoçante! Adoramos isso ;)

Alegação “Fonte de vitaminas e minerais”

Para um alimento sólido ser considerado FONTE em vitaminas e minerais, ele deve apresentar no mínimo 15% da recomendação diária em 100 g do produto*. Então esse produto realmente é fonte de vitaminas A e D e de minerais selênio e zinco. No entanto, as vitaminas e os minerais foram adicionados industrialmente. Sendo assim, não são provenientes de fontes naturais do alimento.

No entanto, segundo a nova legislação**, que entrará em vigor a partir do dia 01/01/2014, para ser fonte de vitaminas e minerais o produto deverá apresentar 15% de vitaminas e minerais por PORÇÃO. Portanto, essa geleia não poderia alegar isso na embalagem se já estivéssemos em 2014, pois apresenta apenas 5% por porção.

Fonte: *Portaria n˚ 27, de 13 de janeiro de 1998. **RDC n˚ 54, de 12 de novembro de 2012.

Alegação “Fonte de fibras”

Para um alimento sólido ser considerado FONTE DE FIBRAS ele deve possuir, no mínimo, 3 g de fibras para 100 g do produto*. Este produto apresenta 4,7 g de fibras, portanto a alegação está correta segundo a legislação*. Mas, tem uma ajudinha da FOS (fibra) presente nos ingredientes!

No entanto, segundo a nova legislação**, que entrará em vigor a partir do dia 01/01/2014, para ser fonte de fibras o produto deverá apresentar 2,5 g de fibras por PORÇÃO.

Portanto, essa geleia não poderia alegar isso na embalagem se já estivéssemos em 2014, pois apresenta apenas 0,95 g de fibras por porção.

Fonte: *Portaria n˚ 27 de 13 de janeiro de 1998 da ANVISA. **RDC n˚ 54, de 12 de novembro de 2012.

Apresenta acidulante ácido cítrico

De acordo com a ANVISA, um produto é classificado como acidulante quando é capaz de aumentar a acidez de um alimento ou conferir a ele sabor ácido. O acidulante ácido cítrico está presente naturalmente nas frutas, mas é acrescentado pela indústria às geleias porque potencializa alguns efeitos desejados: impede o escurecimento dos alimentos, contribui para a extração da pectina e pigmentos das frutas, altera o sabor doce em alguns alimentos e evita a cristalização indesejada do açúcar.

Possui FOS (fibra). O que é isso?

Os frutooligossacarídeos (FOS) são açúcares não convencionais, não metabolizados pelo organismo humano e não calóricos. São considerados prebióticos uma vez que promovem seletivamente o crescimento de probióticos como Acidophillus e Bifidus. Essa característica faz com que os FOS promovam uma série de benefícios à saúde humana, desde a redução de colesterol sérico até o auxílio na prevenção de alguns tipos de câncer. A aplicação de FOS na indústria de alimentos é bastante ampla, e há também a possibilidade de sua aplicação , com o mesmo intuito, para rações e alimentos animais. As doses de ingestão diária de FOS devem ser bem observadas para evitar desconfortos intestinais.

Fonte: PASSOS, Luciana Maria Liboni; PARK, Yong Kun. Frutooligossacarídeos: implicações na saúde humana e utilização em alimentos. Cienc. Rural,  Santa Maria,  v. 33,  n. 2, abr.  2003.

O que é Pectina?

As pectinas, encontradas nos vegetais com a função de conferir rigidez e que forma gel em condições específicas, destacam-se dentre os polissacarídeos utilizados pela indústria brasileira por serem abundantemente encontradas na polpa de maçã e na casca de frutas cítricas, ambos rejeitos da indústria de sucos. Tradicionalmente, as pectinas são usadas como gelificantes, espessantes ou establizantes.um polissacarídeo estrutural.

Fonte: Nasser, R.O. & Andrade, C.T. Misturas Proteína/Polissacarideo: efeito da adição de pectina sobre a gelificação de proteínas do soro do leite. Anais do 7° Congresso Brasileiro de Polimeros. Disponível em: http://www.ipen.br/biblioteca/cd/cbpol/2003/Document/037.pdf

Ingredientes

Amora, morango, framboesa, mirtilo, suco concentrado (maçã, ameixa, uva), FOS (fibra), vitaminas (A e D), selênio, zinco, cálcio, gelificante pectina de fruta, acidulante ácido cítrico. NÃO CONTÉM GLÚTEN.

Informações Nutricionais

Porção: 20g (1 colher de sopa)
%VD*
Valor energético 31kcal = 130kj 2%
Carboidratos 7,5g 3%
Fibra Alimentar 0,95g 4%
Vitamina A 30µg 5%
Vitamina D 0,25µg 5%
Selênio 1,70µg 5%
Zinco 0,35mg 5%
* % valores diários de referência com base em uma dieta de 2.000kcal ou 8.400kj. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo da sua necessidade energética.
** valores diários não estabelecidos
Não contém quantidade significativa de proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans e sódio.

Lembre-se! Nossa avaliação não é uma sentença de morte ou o passaporte ao paraíso para os produtos, e sim, uma forma fácil e didática de descobrir opções mais saudáveis. Saiba mais em nossos critérios de avaliação.


A

Comentários



  1.  

    Bom saber que esse produto está tão bem classificado. Vai ser meu substituto à margarina becel :)




  2.  
    Jessica

    Bom saber! A de mirtilo é delicinha, vou experimentar essa também!




  3.  
    Rose

    Mas é difici de encontrar…. ja fui em varios mercados que eles, “a marca” atraves de email, me indicaram e mesmo assim ainda não achei essa geléia…..:(




  4.  
    Patrícia

    Sempre tive um pouco de preocupação com geleias, não costumo consumir, por achar que tem muito açúcar e conservantes. Comprei esta geléia após ler a avaliação, e realmente é muito gostosa. O preço é ok, visto que é um produto de melhor qualidade. Conseguir achar ela por R$ 8,50 em um supermercado de produtos naturais. E tenho usado no café da manhã, uma colher de café junto com os ovos mexidos, fica diferente e tira a vontade de comer doce, principalmente nos perídos pré TPM.

    Muito bom este site, vocês estão de parabéns!!





Deixe uma resposta

(obrigatório)


Quero ser notificado por e-mail quando alguém responder meu comentário