Pudim de Chocolate Zero Royal

 
Nota
B-
9/ 14


 


1
Publicado July 25, 2013 por

Recebemos essa sugestão da leitora Evelyse!

Vcs poderiam fazer a análise desse produto…consumo muito para aliviar a vontade de comer doces e acho muito bom, contudo não sei se de fato é saudável!

Fizemos a avaliação utilizando as informações do leite Integral Piá acrescido das informações do Pudim Zero Royal, pois os valores da tabela do pudim não constavam os dados nutricionais do leite necessário no modo de preparo.

Essa sobremesa possui vantagens em relação a outras sobremesas no sentido de ser pouco calórica (mesmo se optar por acrescentar leite integral), então é uma boa opção para quem está evitando o ganho de peso e deseja consumir algo doce. Porém, possui adoçantes demais para o nosso gosto e ainda tem a questão do amido de milho ser transgênico. Como não vimos amido de milho sem ser transgênico no supermercado, fica difícil fugir desse ingrediente.

Baixa quantidade de calorias

Para uma sobremesa, apresenta baixíssima quantidade de calorias, mesmo se utilizamos leite integral a porção ficaria com 95 kcal! É uma alternativa a ser considerada naquele momento de desespero por um doce quando se está controlando o peso. Mas, a deixe como uma opção para depois das frutas, que mesmo sendo mais calóricas, dão um baile no pudim quando se fala da parte nutricional e propiciam mais saciedade por causa das fibras ;)

“Zero gordura”

Claro que devemos lembrar que como o modo de preparo indica adição de leite, essa quantidade zero de gordura não se manterá, principalmente se optarmos por um leite integral. Mas, mesmo assim, a quantidade é baixíssima quando comparado a outras sobremesas.

Baixa quantidade de sódio

Uma porção de 120 g (com leite incluído), corresponde a 3%, segundo as novas recomendações da Organização Mundial da Saúde, a qual diminui o sódio diário de 2400 mg para 2000 mg.

É ZERO por não conter açúcar em sua composição! Mas, em compensação, possui 4 tipos de adoçantes :(

Aspartame?

É um adoçante que foi relacionado ao aumento do risco de alguns tipos de câncer, tanto em experimentação animal* quanto em humanos. Um estudo realizado ao longo de 22 anos com homens e mulheres demonstrou que a ingestão de uma lata de refrigerante dietético por dia aumentava o risco de leucemia e de linfoma.**

O aspartame é sensível ao calor, podendo haver perda de sua capacidade de adoçar e é perigoso para pessoas com fenilcetonúria, uma doença genética em que o indivíduo é incapaz de degradar a fenilalanina, já que este composto é metabolizado no trato gastrintestinal e parte dele se transforma em fenilalanina.

Fonte: *Soffritti, M. et al. First experimental demonstration of the multipotential carcinogenic effects of aspartame administered in the feed to Sprague-Dawley rats. Environ Health Perspect; 114(3):379-85, 2006. **Schernhammer, E. S. et al. Consumption of artificial sweetener- and sugar-containing soda and risk of lymphoma and leukemia in men and women. Am J Clin. Nutr; 96(6):1419-28, 2012.

Ciclamato de Sódio?

As dúvidas quanto à segurança de uso de ciclamato iniciaram após a observação de que alguns indivíduos e certos animais eram capazes de metabolizar ciclamato a cicloexilamina e de que a sua ingestão crônica aumentava a incidência de tumores de bexiga em ratos. Por esse motivo, o ciclamato foi proibido nos EUA em setembro de 1970.

Contudo, a FDA recebeu petição do setor produtivo para revisar essa proibição, a qual está atualmente em análise. A partir de então, foram conduzidos muitos estudos sobre carcinogênese envolvendo ciclamato, sozinho ou em misturas com sacarina, não tendo sido demonstrada incidência estatisticamente significativa de tumores na bexiga dos animais testados.*

No Brasil o uso deste adoçante é permitido.

Fonte: Anvisa. Informe Técnico n˚ 40, de 2 de junho de 2009 – Esclarecimentos sobre o uso do edulcorante ciclamato em alimentos.

Acesulfame de Potássio?

É um adoçante aprovado pelo FDA em 1988. Não possui calorias, não tem sabor residual, não é metabolizado pelo organismo (é eliminado tal como ingerido). É estável em altas temperaturas, o que facilita a sua utilização em preparações de forno e fogão. Tem apresentações em pó ou líquido, geralmente associado a outros edulcorantes.* A ADA (Associação Americana de Dietética) considera seu uso seguro.

Fonte: Adoçantes artificiais- parte I. ABESO- Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica.

Sacarina Sódica?

Poderia ser considerado o adoçante ideal, pois possui alto poder adoçante, é estável a altas temperaturas, é solúvel em água e não possui poder carcinogênico. Porém, apresenta sabor amargo, o que faz necessária a associação com outros edulcorantes. A associação mais comum é com o ciclamato de sódio. No entanto, gestantes devem restringir o seu uso, pois foi demonstrado que a placenta é permeável à sacarina e pode permanecer nos tecidos fetais.*

Fonte: Vitolo, M. R. Nutrição: da gestação ao envelhecimento. Rio de Janeiro: Ed. Rubio, 2008.

Possui amido de milho transgênico

O Ministério da Saúde determinou a obrigatoriedade da rotulagem de produtos que contenham alimentos de ORIGEM TRANSGÊNICA em sua composição com presença acima de 1% do produto.*

O símbolo é um pequeno T que fica dentro de um triângulo amarelo, então fique esperto!

O uso de alimentos transgênicos leva a possíveis efeitos danosos à saúde (toxicidade, alergias, disseminação da resistência a antibióticos) e ao ambiente (poluição genética, surgimento de “superervas” daninhas, mortandade de insetos benéficos).*

Fonte: *Decreto nº 4.680, de 24 de abril de 2003. **IDEC, Saiba o que são os alimentos transgênicos e quais os seus riscos. Disponível em: http://www.idec.org.br/consultas/dicas-e-direitos/saiba-o-que-sao-os-alimentos-transgenicos-e-quais-os-seus-riscos.

Ingredientes

Amido de milho geneticamente modificado, cacau, espessante carragena, edulcorantes artificiais: ciclamato de sódio, aspartame, sacarina sódica e acesulfame de potássio, aromatizante. NÃO CONTÉM GLÚTEN. Fenilcetonúricos: contém fenilalanina. Este não é um alimento com valor energético reduzido.

Informações Nutricionais

Porção: 8,2g (1 colher de sopa)
%VD*
Valor energético 28kcal = 118kj 1%
Carboidratos 5,9g 2%
  Açúcares 0g **
Proteínas 0,6g 1%
Fibra Alimentar 0,8g 3%
Sódio 5,6mg 0%
* % valores diários de referência com base em uma dieta de 2.000kcal ou 8.400kj. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo da sua necessidade energética.
** valores diários não estabelecidos
Não contém quantidade significativa de gorduras totais, gorduras saturadas e gorduras trans.

Lembre-se! Nossa avaliação não é uma sentença de morte ou o passaporte ao paraíso para os produtos, e sim, uma forma fácil e didática de descobrir opções mais saudáveis. Saiba mais em nossos critérios de avaliação.


B

Comentários



  1.  
    Jéssica

    não gostei desse pudim não rs achei o gosto mto esquisito!





Deixe uma resposta

(obrigatório)


Quero ser notificado por e-mail quando alguém responder meu comentário