Activia Danone Aveia

 
Nota
C-
6/ 14


 


1
Publicado May 24, 2013 por

A leitora Samira mandou a foto do Piracanjuba Quinoa e Linhaça e relatou

Nós começamos a consumir esse produto da piracanjuba em substituição dos activias – será que fizemos uma boa escolha?

Além disso, mandou a foto do Actívia Aveia para compararmos.

Olha, Samira! Tá difícil de escolher entre os dois. O Actívia Aveia tem melhores resultados quando analisamos as informações nutricionais (mais proteína, menos gordura total e saturada, menos sódio e mais cálcio. Só perde em relação à quantidade de fibras para o Piracanjuba Quinoa e Linhaça).

No entanto, quando lemos os ingredientes ficamos chocadas! Tem muuuuito aditivos alimentares (são aromatizantes, acidulante, corante, conservador, espessantes, amido modificado) quando comparado ao Piracanjuba (que apresenta espessantes, estabilizantes e aromatizantes).

A melhor opção ainda é pegar um iogurte desnatado e misturar com a granola ou outro cereal para fornecer as fibras. Olha o Natural da Batavo que analisamos ;)

Baixa quantidade de sódio

Possui 4% da recomendação diária de sódio da Organização Mundial de Saúde (2000 mg), uma quantidade baixa quando comparado aos leites e bebidas lácteas. Só perde para o leite fermentado Yakult, que possui a menor quantidade entre os produtos analisados até o momento.

Contém muuuitos aditivos

Não gostamos nem um pouco de ler os ingredientes e encontrar: aromatizantes, acidulante, corante, conservador, espessantes e amido modificado.

Não apresenta a quantidade de “açúcares”

É uma pena que a legislação brasileira não exija a especificação dos carboidratos simples (que são os açúcares) separado nas informações nutricionais como ocorre com a legislação americana. Esse produto apresenta além do açúcar refinado, xarope de açúcar o qual ocupa o segundo lugar na lista de ingredientes, ou seja, é o segundo ingrediente em maior quantidade.

Apresenta gorduras saturada

Em um copo de 200 g encontramos 2,1 g de gorduras totais e 1,4 g de gorduras saturadas. Para não correr o risco de ingerir essas gorduras em um leite fermentado, vale optar pelas versões desnatadas.

As gorduras saturadas aumentam o risco de dislipidemias (aumento da gordura no sangue, principalmente colesterol e triglicerídeos) como também de doenças cardíacas. As principais fontes são alimentos de origem animal (manteiga, banha, toucinho e carnes e seus derivados, leite e laticínios integrais), embora alguns óleos vegetais sejam ricos nesse tipo de gordura (óleo de coco). Essas gorduras são prejudiciais à saúde. É recomendável que o total de energia da alimentação fornecido pelas gorduras saturadas seja menor do que 10%.*

Fonte: *Guia alimentar para a população brasileira – Ministério da Saúde, 2006.

É um leite fermentado e NÃO um iogurte

O que é leite fermentado? Entende-se por LEITES FERMENTADOS produtos adicionados ou não de outras substâncias alimentícias, obtidas por coagulação e diminuição do pH do leite, ou reconstituído, adicionado ou não de outros produtos lácteos, por fermentação láctica mediante ação de cultivos de microorganismos específicos (Lactobacillus acidophilus, Lactobacillus casei, Bifidobacterium sp., Streptococus salivarius subsp. thermophilus entre outros). Estes microorganismos específicos devem ser viáveis, ativos e abundantes no produto final durante seu prazo de validade.

Já o IOGURTE, é a mistura do leite (integral, semi ou desnatado) com um cultivo de bactérias lácticas (realizado com cultivos protosimbióticos de Streptococcus salivarius subsp. thermophilus e Lactobacillus delbrueckii subsp. Bulgaricus), podendo ser acrescentado de outras substâncias alimentícias como creme, manteiga, gordura do leite, proteína e soro do leite. Possui uma base láctea de no mínimo 70%.*

Fonte: *Instrução Normativa n˚46, de 23 de outubro de 2007.

Apresenta amido modificado

Sabe o que é amido modificado? O amido se torna modificado quando sofre algum tratamento físico, químico ou enzimático com o objetivo de alterar uma ou mais das suas características originais. Quando no rótulo apresentar “amido modificado”, significa que essa modificação foi feita quimicamente, caso contrário, aparecerá somente como “amido”. É utilizado para conferir consistência e estabilidade ao produto.

Fonte: RDC nº 259, de 20 de setembro de 2002.

Ingredientes

Leite parcialmente desnatado e/ou leite parcialmente desnatado reconstituído, xarope de açúcar, preparado de aveia (água, açúcar, aveia, farelo de trigo, amido modificado, aromatizante, acidulante ácido cítrico, corante natural caramelo, conservador sorbato de potássio e espessantes goma xantana e goma guar), amido modificado, fibra alimentar goma acácia e fermento lácteo. CONTÉM GLÚTEN. Pode conter traços de castanha de caju.

Informações Nutricionais

Porção: 200g (1 copo)
%VD*
Valor energético 155kcal = 651kj 8%
Carboidratos 29g 10%
Proteínas 5,0g 7%
Gorduras Totais 2,1g 4%
  Gorduras Saturadas 1,4g 6%
Fibra Alimentar 0,9g 4%
Sódio 81mg 3%
Cálcio 193mg 19%
* % valores diários de referência com base em uma dieta de 2.000kcal ou 8.400kj. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo da sua necessidade energética.
** valores diários não estabelecidos
Não contém quantidades significativas de gordura trans.

Lembre-se! Nossa avaliação não é uma sentença de morte ou o passaporte ao paraíso para os produtos, e sim, uma forma fácil e didática de descobrir opções mais saudáveis. Saiba mais em nossos critérios de avaliação.


C

Comentários



  1.  

    ai meu Deus e eu aqui me achando a saudável com o freezer cheio de activia. Obrigada pelo site tão informativo!





Deixe uma resposta

(obrigatório)


Quero ser notificado por e-mail quando alguém responder meu comentário