Iogurte Integral Sem Lactose Danúbio Morango

 
Nota
C-
6/ 14


 


2
Publicado February 24, 2014 por

Recebemos esse iogurte como sugestão das leitoras Mônika e Fernanda! Obrigada pela contribuição!

 

Conheci o site de vocês meio por acaso e já estou adorando e colaborando! Já li vários posts e depois disso estou mais atenta ao que eu consumo. Sou intolerante à lactose há alguns anos e de alguns meses p/ cá, vi entrarem no mercado alguns produtos interessantes os quais tenho vontade logo de comprar e experimentar. Maaass, gostaria de saber até que ponto é saudável, para que realmente valha a pena consumi-los frequentemente ou não. Essa semana encontrei no supermercado um iogurte novo da danúbio é o yogurt sem lactose. Tem nas versões morango, physalis e integral. Estou mandando p/ vocês o rótulo do de morango, que foi o que eu consumi agora há pouco :), p/ que vocês possam analisá-lo.

– Mônika

 

Por enquanto, esse é o Iogurte Parcialmente Desnatado Verde Campo LacFree ainda é o melhor iogurte sem lactose já avaliado.

Alegação “Sem lactose”

Opção para as pessoas que devem seguir uma dieta com ingestão controlada de lactose! Pelos ingredientes, percebe-se que é por meio da adição da enzima lactase ao produto que o fabrincante consegue eliminar o contéudo de lactose do seu produto.

Sabe o que é lactose? A lactose é o açúcar contido nos leites e derivados. É um carboidrato (dissacarídeo) formado por dois carboidratos menores (glicose e galactose). Essa informação é importante para as pessoas que apresentam INTOLERÂNCIA À LACTOSE. Essas pessoas são incapazes de digeri-la, apresentando uma série de desconfortos gastrintestinais, tais como a diarreia, quando ingerem produtos que contenham lactose. Segundo a legislação*, o alimento pode conter no máximo 0,5 g do dissacarídio por 100 g do produto final.

Fonte: *Portaria n˚ 29 de 13 de janeiro de 1998 da ANVISA.

Discrimina a quantidade de açúcares

Adoramos quando um produto apresenta as quantidades de açúcares na tabela nutricional, e o melhor: são quantidades baixas!

Menor teor de sódio

Quando comparado aos outros iogurtes analisados, esse apresenta uma quantidade mais baixa. 1 unidade (110 g) apresenta 2% da recomendação máxima diária de sódio, segundo as novas recomendações da Organização Mundial da Saúde, a qual diminui o sódio diário de 2400 mg para 2000 mg.

Alta quantidade de gordura saturada

Isso provavelmente se deva ao fato desse iogurte ser feito com leite integral.

As gorduras saturadas aumentam o risco de dislipidemias (aumento da gordura no sangue, principalmente colesterol e triglicerídeos) como também de doenças cardíacas quando consumidas em excesso. As principais fontes são alimentos de origem animal (manteiga, banha, toucinho e carnes e seus derivados, leite e laticínios integrais), embora alguns óleos vegetais sejam ricos nesse tipo de gordura (óleo de coco). É recomendável que o total de energia da alimentação fornecido pelas gorduras saturadas seja menor do que 10%.

Fonte: *Guia alimentar para a população brasileira – Ministério da Saúde, 2006.

Aditivos demais da conta

Sabe o que é aditivo alimentar?

É todo e qualquer ingrediente adicionado intencionalmente aos alimentos sem propósito de nutrir, com o objetivo de modificar as características físicas, químicas, biológicas ou sensoriais, durante a fabricação, processamento, preparação, tratamento, embalagem, acondicionamento, armazenagem, transporte ou manipulação de um alimento.*

São eles: aromatizante, espessante, conservante, corante e acidulante. Para nós quanto menos, melhor. Já encontramos iogurtes sem aditivos, mas não iogurte sem lactose sem aditivo :(

Fonte: *Portaria SVS/MS 540, de 27/10/97.

Apresenta amido modificado

Sabe o que é amido modificado? O amido se torna modificado quando sofre algum tratamento físico, químico ou enzimático com o objetivo de alterar uma ou mais das suas características originais. Quando no rótulo apresentar “amido modificado”, significa que essa modificação foi feita quimicamente, caso contrário, aparecerá somente como “amido”. É utilizado para conferir consistência e estabilidade ao produto.

Fonte: RDC nº 259, de 20 de setembro de 2002.

Ingredientes

Leite integral, preparado de frutas morango (açúcar, morango, água, amido modificado, aroma idêntico ao natural de morango, espessantes goma xantana (INS 415) e goma guar (INS 412), conservador sorbato de potássio (INS 202), corantes naturais carmim de cochonilha (INS 120) e urucum (INS 160B) e acidulante ácido cítrico (INS 330)), fermento lácteo e enzima lactase. NÃO CONTÉM GLÚTEN. Contém proteínas de leite como toto iogurte. Diabéticos: contém sacarose, frutose e glucose.

Informações Nutricionais

Porção: 110g (1 unidade)
%VD*
Valor energético 113kcal = 475kj 6%
Carboidratos 14g 5%
  Sacarose 1,0g **
  Frutose 8,3g **
  Glucose 2,2g **
  Galactose 2,2g **
  Lactose 0g **
Proteínas 4,4g 6%
Gorduras Totais 4,4g 8%
  Gorduras Trans 0g **
Fibra Alimentar 0g 0%
Sódio 40mg 2%
Cálcio 136mg 14%
* % valores diários de referência com base em uma dieta de 2.000kcal ou 8.400kj. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo da sua necessidade energética.
** valores diários não estabelecidos

Lembre-se! Nossa avaliação não é uma sentença de morte ou o passaporte ao paraíso para os produtos, e sim, uma forma fácil e didática de descobrir opções mais saudáveis. Saiba mais em nossos critérios de avaliação.


C

Comentários



  1.  

    Oi gente sou fã do blog de vcs e até ja indiquei la no meu blog! Vendo a revisao dese produto acredito que a opção natural dessa marca seja bem melhor, ja que não contém amido modificado, nem corantes e saborizantes, apenas os espessantes que não são ruins e os conservantes e acidulantes… Embora esse sabor seja delicioso! Hahah
    Obrigada pela avaliação de mais um produto, continuem fazendo esse trabalho incrivel!! Bjss




    • Carolina Silva (Fechando o Zíper)
       
      Carolina Silva (Fechando o Zíper)

      Obrigada pela sua contribuição e pelo apoio, Amabile! Se desejar ver a classificação da opção natural dessa marca, é só enviar as fotos ;)





Deixe uma resposta

(obrigatório)


Quero ser notificado por e-mail quando alguém responder meu comentário