Biscoito Integral Petit Sablé Banana com Canela

 
Nota
C-
6/ 14


 


2
Publicado April 26, 2013 por

Recebemos o seguinte e-mail da leitora Eduarda…

Descobri há pouco tempo que tenho intolerância à lactose e comecei a procurar opções de lanchinhos. Comprei essa Petit Sablé que se diz “integral” e sem lactose mas, olhando a ordem de ingredientes da tabela nutricional, vi que não tem farinha integral! É uma farsa então? Gostaria que analisassem o rótulo desse biscoito.

O biscoito que a leitora nos enviou possui a vantagem de não conter lactose meeeesmo, então intolerantes à lactose podem consumi-lo. Também possui bastante fibras, poucas calorias e pouquíssimos aditivos alimentares.

Por outro lado, não gostamos de ver um produto que se diz integral, apresentar a farinha refinada em primeiro lugar e só lá em quarto a fibra de trigo adicionada (perdendo para o açúcar cristal e para a gordura de palma, em segundo e terceiro lugares, respectivamente).

Além disso, possui muita gordura saturada, que faz mal para o coração, e não discrimina a quantidade de açúcares nas informações nutricionais. Então percebam que calorias não significam qualidade! Mesmo ele tendo poucas calorias, possui muitas gorduras. O negócio é não exagerar e ficar na porção recomendada na embalagem!

Segue a nossa avaliação completa…

É o biscoito menos calórico já analisado!

Esse biscoito possui 100 Kcal na porção de 30 g. Ele apresenta menos calorias quando comparado a todos os biscoitos doces e salgados que já passaram por aqui. É uma boa notícia para quem está querendo controlar o peso!

RICO em fibras

Esse produto é RICO em fibras, ou seja, tem no mínimo 6 g de fibras em 100g do produto*. Nesse caso, ele apresenta 6,3 g em 100 g de produto. Lembramos que ser “rico” em fibras é melhor do que ser “fonte” de fibras. Pontos para esse biscoito!

Fonte: *Portaria n˚ 27 de 13 de janeiro de 1998 da ANVISA.

Apenas 1 aditivo alimentar

Para nós, quanto menos aditivos, melhor. Esse produto apresenta apenas o fermento químico e o aromatizante.

ZERO colesterol

Essa informação alegada na embalagem está correta. Ele está livre de colesterol, pois só contém ingredientes de origem vegetal. O colesterol é encontrado nos alimentos de origem animal. Ele é um componente lipídico que pode se acumular nos vasos sangüíneos, constituindo risco para doenças cardíacas.*

Fonte: *Fonte: Guia alimentar para a população brasileira – Ministério da Saúde, 2006.

Oba, pouco sódio!

Representa 3% do valor recomendado para consumo diário. Temos encontrado muito sódio nesses biscoitos, então é bom encontrarmos uma opção com menor quantidade :)

Xi, sai pra lá, gordura saturada!!

Apresenta 3,9 g de gorduras totais na porção de 30 g e sabemos que 2 g são provenientes das gorduras saturadas. Isso representa 9% da recomendação diária para consumo das gorduras saturadas, só perdendo até agora para o biscoito salgado Piraquê Gergelim.
Infelizmente, o fabricante não especificou as gorduras mono e polinsaturadas do produto para sabermos qualidade dessa gordura encontrada.

As gorduras saturadas aumentam o risco de dislipidemias (aumento da gordura no sangue, principalmente colesterol e triglicerídeos) como também de doenças cardíacas. As principais fontes são alimentos de origem animal (manteiga, banha, toucinho e carnes e seus derivados, leite e laticínios integrais), embora alguns óleos vegetais sejam ricos nesse tipo de gordura (óleo de coco). Essas gorduras são prejudiciais à saúde. É recomendável que o total de energia da alimentação fornecido pelas gorduras saturadas seja menor do que 10%.*

*Fonte: Guia alimentar para a população brasileira – Ministério da Saúde, 2006.

Não especifica a quantidade de açúcares

É uma pena que a legislação brasileira não exija a especificação dos carboidratos simples (que são os açúcares) nas informações nutricionais como ocorre com a legislação americana. Assim, poderíamos saber exatamente quanto dos carboidratos seriam provenientes do açúcar.

Esse biscoito contém dois tipos de açúcar (cristal e mascavo) e a bananada provavelmente também tenha açúcar, mas o fabricante não discriminou nos ingredientes.

Primeiro ingrediente é farinha refinada

Adoramos encontrar ingredientes integrais, ainda mais quando o produto alega ser integral na frente da embalagem. Como a farinha refinada está em primeiro lugar, significa que ela está em maior quantidade do que a integral :( Mais adiante, lá no quarto lugar, encontramos a fibra de trigo. A alegação não está incorreta, mas gostaríamos de ver os integrais em primeiríssimo lugar!

Apresenta gordura de palma

Não possui ingrediente suspeito de ser trans (obaaaaa), mas ao inves disso utilizam a gordura de palma. O óleo ou a gordura de palma são de origem vegetal e tem sido utilizados como forma de substituição da gordura trans que se sabe fazer mal ao coração. Porém, apesar de ser rica em vitamina E, ela ainda contém 50% da gordura na forma saturada podendo provocar doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade quando consumida em excesso. Portanto, está explicada a quantidade elevada de gorduras deste produto!

Sem lactose

Sabe o que é lactose? A lactose é o açúcar contido nos leites e derivados. É um carboidrato (dissacarídeo) formado por dois carboidratos menores (glicose e galactose). Essa informação é importante para as pessoas que apresentam INTOLERÂNCIA À LACTOSE. Essas pessoas são incapazes de digeri-la, apresentando uma série de desconfortos gastrintestinais, tais como a diarreia, quando ingerem produtos que contenham lactose. Segundo a legislação, o alimento pode conter no máximo 0,5g do dissacarídio por 100g do produto final. Olhando-se os ingredientes do Petit Sable Banana com Canela percebemos que não há ingredientes contendo lactose.

Fonte: Portaria n˚ 29 de 13 de janeiro de 1998 da ANVISA.

Ingredientes

Farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, açúcar cristal, gordura de palma, fibra de trigo, bananada, sal, açúcar mascavo, canela, cacau, aroma idêntico ao natural de nata com baunilha e fermento químico. CONTÉM GLÚTEN.

Informações Nutricionais

Porção: 30g (10 unidades)
%VD*
Valor energético 100kcal = 421kj 5%
Carboidratos 17g 6%
Proteínas 1,5g 2%
Gorduras Totais 3,9g 7%
  Gorduras Saturadas 2,0g 9%
  Gorduras Trans 0g **
Fibra Alimentar 1,9g 8%
Sódio 73,8mg 3%
* % valores diários de referência com base em uma dieta de 2.000kcal ou 8.400kj. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo da sua necessidade energética.
** valores diários não estabelecidos

Lembre-se! Nossa avaliação não é uma sentença de morte ou o passaporte ao paraíso para os produtos, e sim, uma forma fácil e didática de descobrir opções mais saudáveis. Saiba mais em nossos critérios de avaliação.


C

Comentários



  1.  
    Jana

    Um lanchinho legal pra quem tem intolerância é o brownie da goodsoy…é de soja, sem gluten e sem lactose. Como quando quero um docinho.




    •  
      fechandoziper

      Oi Jana! Legal a sua sugestão! Se puder nos mandar as fotos para adicionarmos o produto ao nosso banco de dados, agradecemos!





Deixe uma resposta

(obrigatório)


Quero ser notificado por e-mail quando alguém responder meu comentário