Bisnaguinha Integral Scooby-doo Wickbold

 
Nota
C-
6/ 14


 


1
Publicado September 5, 2013 por

Recebemos o pedido para analisar essa bisnaguinha de três leitoras (Luciana, Larissa e Sally)! Esse produto deve ser sucesso de vendas no supermercado ;)

Gostaria que esse rótulo fosse analisado, adoro bisnaguinhas, quando vi uma integral pensei ” vou me jogar”, mais será q posso mesmo???
Utilizo estas bisnaguinhas diariamente para o café da manhã e lanche dos meus filhos…apesar de ser integral…é saudável?

Já analisamos pães muuuito melhores, como é a primeira bisnaguinha que analisamos, não temos como compará-la com outra do mesmo tipo. Mas, como é um produto com o personagem Sccoby Doo na frente, ou seja, destinada ao público infantil, não gostamos muito do que vimos.

Utiliza fermento biológico!

Muito bom! Normalmente encontramos fermento químico nos produtos.

Apresenta apenas 1 aditivo alimentar

Sabe o que é aditivo alimentar? É todo e qualquer ingrediente adicionado intencionalmente aos alimentos sem propósito de nutrir, com o objetivo de modificar as características físicas, químicas, biológicas ou sensoriais, durante a fabricação, processamento, preparação, tratamento, embalagem, acondicionamento, armazenagem, transporte ou manipulação de um alimento.*

Nesse caso, o aditivo utilizado é o conservador propionato de cálcio.

Fonte: *Portaria SVS/MS 540, de 27/10/97.

Bisnaguinha INTEGRAL?

Aqui começa a nossa briga com os pães dito integrais… Segundo a Anvisa*, o pão para SER CONSIDERADO INTEGRAL deve ser preparado obrigatoriamente com farinha de trigo + farinha de trigo integral e/ou fibra de trigo e/ou farelo de trigo. Mas, infelizmente não fala em quantidade MÍNIMA de grãos integrais.

Logo, pela legislação a alegação está correta, porém como sabemos que a quantidade dos ingredientes obedece a ordem em que se encontram listados (do maior para menor), percebemos que essa bisnaguinha começa com farinha de trigo refinada, ou seja, esse é o ingrediente em maior quantidade. O grão integral, no caso desse produto, é a fibra de trigo está em QUARTO LUGAR. Tem mais açúcar (ingrediente em segundo lugar) do que fibra de trigo!!! Isso nos deixa muuuito triste, principalmente porque o produto é destinado ao público infantil.

Fonte: *Resolução RDC n˚ 90, de 18 de outubro de 2000.

Alegação “Fonte de fibras”

A quantidade de fibras presente no produto é o reflexo da pouca quantidade de ingrediente integral. Ele tem exatamente a quantidade mínima de fibras (3 g em 100 g do produto) para ser considerado Fonte de Fibras.*

No entanto, pela nova legislação** da ANVISA, a qual entra em vigor a partir do dia 1° de janeiro de 2014, que é mais severa nesse requisito, essa bisnaguinha não poedria ter essa alegação na embalagem se continuar com a mesma receita. Segundo essa nova legislação, somente o alimento com 2,5 g de fibras por PORÇÃO (nesse caso tem apenas 1,5 g) poderá ser considerado fonte de fibra.

Fonte: *Portaria nº 27, de 13 de janeiro de 1998. **Resolução RDC n° 54, de 12 de novembro de 2012.

Açúcar é o segundo ingrediente em maior quantidade!

Existem pães sem adição de açúcar. Esse é o primeiro pão do tipo bisnaguinha que analisamos, então ainda não sabemos se existe uma opção de bisnaguinha sem açúcar.

Nesse produto além do açúcar ser o segundo ingrediente em maior quantidade, há ainda mais uma fonte de açúcar nesse produto: a dextrose.

O que é dextrose? É a glicose produzida após a hidrólise do amido de milho.*

Fonte: *Mahan, L.K. & Escott-Stump, S. Krause, alimentos, nutrição e dietoterapia. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

Não especifica o tipo de gordura vegetal utilizada

Sempre desconfiamos nesses casos de que pode se tratar de uma trans disfarçada. O consumo desse tipo de gordura deve ser evitado, pois é prejudicial à saúde.

Ingredientes

Farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, açúcar, fermento biológico, fibra de trigo, gordura vegetal, sal, cloreto de potássio, soro de leite, dextrose e conservador proprionato de cálcio. CONTÉM GLÚTEN.

Informações Nutricionais

Porção: 50g (3 unidades)
%VD*
Valor energético 148kcal = 619kJ 7%
Carboidratos 29g 10%
Proteínas 4,7g 6%
Gorduras Totais 1,6g 3%
  Gorduras Saturadas 0,4g 2%
  Gorduras Trans 0g **
  Gorduras Monoinsaturadas 0,5g **
  Gorduras Poliinsaturadas 0g **
  Colesterol 0mg **
Fibra Alimentar 1,5g 6%
Sódio 167mg 7%
* % valores diários de referência com base em uma dieta de 2.000kcal ou 8.400kj. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo da sua necessidade energética.
** valores diários não estabelecidos

Lembre-se! Nossa avaliação não é uma sentença de morte ou o passaporte ao paraíso para os produtos, e sim, uma forma fácil e didática de descobrir opções mais saudáveis. Saiba mais em nossos critérios de avaliação.



Comentários



  1.  
    fernando carvalho

    Fermento químico não faz mal. É usado mais para fabricação de bolos. Pães geralmente são produzidos com fermento biológico. Para a embalagem de 300g desse pão calculo que usem uns 10 g de fermento. Isso significa que a fibra de trigo deve ser nessa quantidade também. Nesse produto NÃO vai farinha integral, trata-se de simulação da característica pela mistura de farinha refinada comum com fibra de trigo. Não sei se o resultado é o mesmo nutricionalmente. Para mim há má-fé do legislador, do fabricante e/ou da fiscalização.





Deixe uma resposta

(obrigatório)


Quero ser notificado por e-mail quando alguém responder meu comentário